Aparelho auditivo o dia todo, todos os dias: pode e deve!

Uma dúvida frequente a respeito dos aparelhos auditivos (também chamados de aparelhos de amplificação sonora individual, os AASIs) é se existe algum limite máximo de horas de uso por dia – ou, ainda, se o uso prolongado pode prejudicar ainda mais a audição. Na realidade, não há nenhuma contraindicação para o uso do aparelho o dia todo, muito pelo contrário: o uso constante do aparelho auditivo é recomendado pelos especialistas por trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Estudos demonstram que a perda de audição não tratada está relacionada com o aumento de risco de ocorrência de outros problemas de saúde, como alterações de humor e depressão, Alzheimer e demência. Exercitar a capacidade de ouvir estimula o cérebro e ajuda a prevenir essas doenças. Por isso, a recomendação dos especialistas é que pessoas com perda de audição utilizem aparelhos auditivos pelo máximo de horas possível, diariamente. Além dos benefícios diretos para a saúde, o uso dos aparelhos auditivos durante a realização das atividades cotidianas, como trabalhar e ir à escola, por exemplo, também melhora a qualidade de vida das pessoas com perda de audição. Os adeptos dos aparelhos relatam mais facilidade em se comunicar com amigos e familiares, mais confiança nas interações sociais e profissionais, independência e segurança para andar na rua e dirigir, e mais satisfação ao realizar atividades de lazer, como ouvir música, passear e frequentar eventos.

Quando preciso remover o aparelho auditivo?

O uso de aparelhos auditivos exige uma fase de adaptação, durante a qual o fonoaudiólogo poderá propor um aumento gradativo de horas de uso do aparelho por dia. O tempo desse processo varia de pessoa para pessoa. Uma vez adaptada, a pessoa pode e deve utilizar o aparelho para realizar todas as suas tarefas rotineiras e aproveitar os pequenos prazeres de poder ouvir.

Os aparelhos auditivos exigem remoção periódica para recarregar baterias, para limpeza e manutenção. É aconselhável que quem usa o aparelho tenha sempre baterias extras e planeje com antecedência, para não passar longos períodos sem o equipamento. Porém, hoje existe uma grande variedade de modelos no mercado – inclusive alguns que podem ser utilizados para nadar, tomar banho e dormir.

O recomendado é conversar com o seu fonoaudiólogo, pesquisar e testar o modelo mais confortável para você, que não cause dor nem incômodo, e que atenda seus hábitos, suas necessidades auditivas e seu orçamento.

Desta maneira, você poderá exercer pelo maior tempo possível sua habilidade de escutar melhor, e assim maximizar os benefícios do uso do aparelho auditivo.

É importante lembrar que o uso do aparelho não aumenta nem diminui a perda auditiva, apenas permite que a pessoa com deficiência auditiva possa escutar melhor.

Caso o problema auditivo progrida, é possível adaptar o aparelho, ou trocar por um aparelho mais apropriado. Nos casos mais severos em que o aparelho não for recomendado, o fonoaudiólogo e o otorrino especializado em audição serão os profissionais mais indicados para conversar sobre as opções de tratamento disponíveis. 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.