banner-blog-vela-no-ouvido

Vela no ouvido? Quais os riscos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Se você já ouviu falar ou viu vídeos com vela dentro do ouvido, atenção! Leia essa matéria que ajudaremos a entender o processo.

Existe uma antiga técnica chinesa feita com velas que é utilizada para diminuir a sensação de vertigem e tontura, para aliviar os sintomas de sinusite, rinite, outras alergias respiratórias, e para reduzir o zumbido, dor de ouvido, limpar a cera e impurezas do ouvido.

Este tipo de vela é uma espécie de canudo feito com algodão, cera de abelha e camomila que se coloca no meio de um prato para proteger a orelha, e assim, se acende uma chama. Os médicos acreditam que com o fogo é criado uma sucção para remover a cera do ouvido interno.

No entanto, não é uma técnica recomendada por otorrinolaringologistas devido os riscos de queimadura no rosto, canal auditivo e tímpano.

Uma quantidade normal de cera de ouvido, ou cerúmen como é clinicamente conhecida, é saudável, pois fornece uma barreira protetora contra sujeira e bactérias, agindo até mesmo como um hidratante para o canal auditivo, além de ser um ótimo repelente de insetos, por eles não gostarem do cheiro. Normalmente o corpo humano produz cera de ouvido apenas o suficiente para manter seus ouvidos saudáveis e elimina o excesso de forma natural.

Em situações em que o cerúmen estiver prejudicando a audição, é recomendado consultar um médico otorrinolaringologista para fazer lavagem do ouvido, que é um procedimento simples e baseado em técnicas seguras.

Continuemos a usar as velas para oferecer fragrâncias agradáveis ou iluminar os ambientes quando falta energia. Mas, para retirar cera de ouvido ou tratar infecções nos seios da face é importante e recomendado a procurar ajuda de especialistas.

Referencias:

https://www.healthyhearing.com/report/53120-Ear-candling-not-safe

https://www.tuasaude.com/vela-hopi-para-sinusite/

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.

Grupo Microsom SAC

Olá, em que posso ajudá-lo(a)? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)