A perda auditiva pode ter relação com a solidão?

Perda-Auditiva-X-Solidão_Blog

Para muitos, a solidão é considerada uma emoção passageira e até mesmo inofensiva. Embora curtos períodos de solidão possam não ter efeitos negativos, estudos mostram que a solidão prolongada é tóxica e aumenta o risco de morte em até 26%.

Na verdade, estudos também mostram que a solidão é prejudicial à saúde e pode aumentar o risco de doenças cardíacas, demência, depressão, derrame, diabetes e câncer.

Sabemos que se alimentar bem e beber água faz parte dos requisitos básicos para a sobrevivência, mas a conexão social também é necessária para os seres humanos. Essas relações criam um sentimento de segurança e pertencimento social e quando somos privados desses relacionamentos cruciais, pelo distanciamento social ou perda de audição, por exemplo, o sistema nervoso percebe uma ameaça à segurança e começa a disparar. É uma reação completamente reflexiva.

Em resposta, o corpo começa a produzir hormônios como o cortisol e a epinefrina (também conhecida como adrenalina) e isso afeta diretamente a saúde. O aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial aumenta o risco de doenças cardíacas; fatores de coagulação sanguínea aumentados sobem o risco de acidente vascular cerebral; níveis mais altos de glicose aumentam o risco de diabetes; e não ter um sistema imunológico funcionando adequadamente aumenta nosso risco de câncer.

A perda auditiva não tratada também pode levar a solidão.

Quando ouvir é difícil, comunicar e manter relacionamentos com amigos, familiares e colegas de trabalho vira um desafio. Para evitar a tensão social e o desconforto de não conseguir ouvir, muitas pessoas se afastam das conversas e acabam se fechando em uma concha. Na verdade, uma em cada cinco pessoas com perda auditiva se sente sozinha.

Com os aparelhos AudioSync, a solidão pela falta de audição não precisa ser mais um problema. Os aparelhos auditivos são idealizados para serem discretos, com a mais alta tecnologia do mercado, para que você esteja novamente conectado a todos os ambientes com qualidade e confiabilidade.

Se você desconfia que está com perda auditiva ou conhece alguém que pode ter, procure um médico otorrinolaringologista para o diagnóstico. Quanto mais rápido a perda auditiva for tratada, mais rápido a pessoa voltará a ter uma vida normal.

Para mais informações e testes com aparelhos auditivos, procure a unidade Microsom mais próxima de sua residência.

Referências: https://www.starkey.com/blog/articles/2020/11/hearing-loss-and-loneliness

Se você gostou, compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

PRONTO PARA VIVER MELHOR?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente ou em nossos canais de comunição abaixo.

ENTRE EM CONTATO

 0800 011 64 91

ligação gratuita

Acompanhe nossas redes sociais

× WhatsApp Atendimento Available from 08:30 to 17:30