A perda auditiva pode ter relação com a solidão?

Para muitos, a solidão é considerada uma emoção passageira e até mesmo inofensiva. Embora curtos períodos de solidão possam não ter efeitos negativos, estudos mostram que a solidão prolongada é tóxica e aumenta o risco de morte em até 26%.

Na verdade, estudos também mostram que a solidão é prejudicial à saúde e pode aumentar o risco de doenças cardíacas, demência, depressão, derrame, diabetes e câncer.

Sabemos que se alimentar bem e beber água faz parte dos requisitos básicos para a sobrevivência, mas a conexão social também é necessária para os seres humanos. Essas relações criam um sentimento de segurança e pertencimento social e quando somos privados desses relacionamentos cruciais, pelo distanciamento social ou perda de audição, por exemplo, o sistema nervoso percebe uma ameaça à segurança e começa a disparar. É uma reação completamente reflexiva.

Em resposta, o corpo começa a produzir hormônios como o cortisol e a epinefrina (também conhecida como adrenalina) e isso afeta diretamente a saúde. O aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial aumenta o risco de doenças cardíacas; fatores de coagulação sanguínea aumentados sobem o risco de acidente vascular cerebral; níveis mais altos de glicose aumentam o risco de diabetes; e não ter um sistema imunológico funcionando adequadamente aumenta nosso risco de câncer.

A perda auditiva não tratada também pode levar a solidão.

Quando ouvir é difícil, comunicar e manter relacionamentos com amigos, familiares e colegas de trabalho vira um desafio. Para evitar a tensão social e o desconforto de não conseguir ouvir, muitas pessoas se afastam das conversas e acabam se fechando em uma concha. Na verdade, uma em cada cinco pessoas com perda auditiva se sente sozinha.

Com os aparelhos AudioSync, a solidão pela falta de audição não precisa ser mais um problema. Os aparelhos auditivos são idealizados para serem discretos, com a mais alta tecnologia do mercado, para que você esteja novamente conectado a todos os ambientes com qualidade e confiabilidade.

Se você desconfia que está com perda auditiva ou conhece alguém que pode ter, procure um médico otorrinolaringologista para o diagnóstico. Quanto mais rápido a perda auditiva for tratada, mais rápido a pessoa voltará a ter uma vida normal.

Para mais informações e testes com aparelhos auditivos, procure a unidade Microsom mais próxima de sua residência.

Referências: https://www.starkey.com/blog/articles/2020/11/hearing-loss-and-loneliness

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais:

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.

Grupo Microsom SAC

Olá, em que posso ajudá-lo(a)? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)