Escolha a melhor máscara para usar o CPAP

Recentemente, uma tendência surgiu entre os homens: barba. O uso de pelos faciais entrou no mundo masculino de forma simples, e atualmente é comum encontrar produtos para cuidados especiais para a barba

Embora haja uma série de características atraentes associadas aos pelos faciais, como virilidade, maturidade e estilo, também pode haver um punhado de questões a serem abordadas por aqueles que já foram diagnosticados com apneia obstrutiva do sono.

  • Uma máscara de CPAP típica pode funcionar corretamente mesmo com a barba?
  • Existem algumas máscaras a serem consideradas?

Essas são perguntas lógicas que merecem um pouco mais de atenção para que escolher a máscara mais adequada.

De acordo com estudos feitos recentemente por inúmeros veículos de comunicação, o COVID-19 e o uso da barba podem ter relação com a eficácia da máscara, ou seja, as barbas impedem que as máscaras se encaixem adequadamente e, portanto, pode ocorrer vazamento de ar em torno de suas bordas.

Essa também se tornou uma preocupação ao examinar uma máscara típica usada para aumentar a pressão nas vias respiratórias. Afinal, uma vedação ruim comprometerá a quantidade de ar que é fornecida durante a noite e implica no uso do CPAP. Portanto, a questão principal envolve se existem opções, afinal, para muitos tirar a barba que demorou tempos para crescer e é tão cuidada pode ser uma ideia inaceitável. A boa notícia é que várias soluções exclusivas estão disponíveis.

Existem três máscaras diferentes que podem ser selecionadas com base no tipo de barba, bem como em suas preferências pessoais:

Máscara travesseiro nasal: geralmente são as preferidas por aqueles que têm barbas muito robustas e grossas. Este modelo não precisa entrar em contato com a parte superior do queixo ou lábio. Portanto, a barba pode ser totalmente evitada. Em vez disso, repousa imediatamente abaixo de suas narinas. O ar pressurizado é fornecido por este método, em vez de entrar pela boca.

Máscaras nasais padrão: o principal benefício deste modelo é que permanece firmemente no lugar durante a noite, graças a uma série de tiras ajustáveis. É projetada principalmente para aqueles que respiram regularmente pelo nariz.

Máscaras faciais: este tipo de máscara irá cobrir adequadamente seu nariz e boca; permitindo que você receba a quantidade adequada de ar pressurizado enquanto dorme. No entanto, ele é projetado de forma a se estender mais abaixo do queixo, de modo que evite tocar nas barbas (isso também pode depender do comprimento do cabelo).

Uma dica valiosa para quem está em busca da primeira máscara para o uso do CPAP é começar com um tamanho menor e ajustar lentamente suas dimensões até sentir que ela se ajusta perfeitamente, sem se sentir desconfortável. Essa é a garantia de estar recebendo a quantidade adequada de ar.

Outro ponto importante é evitar afrouxar a máscara se ela se tornar incômoda (uma ocorrência comum entre homens que têm barbas). Mais uma vez, isso fará com que o selo fique comprometido e, em última análise, pode influenciar nos sintomas da SAOS.

Com todas essas informações, os homens com barbas também podem desfrutar de todas as vantagens que o tratamento com o CPAP tem a oferecer. Para mais esclarecimentos e testes com as máscaras, a recomendação é a procura por um profissional especializado.

Referências: https://www.cpap.co.uk/2020/07/men-with-beards-choose-the-best-cpap-mask

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais:

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.

Grupo Microsom SAC

Olá, em que posso ajudá-lo(a)? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)