Todo grau de perda auditiva precisa usar aparelho?

A perda auditiva é um diagnóstico comum que pode afetar pessoas de todas as faixas etárias. Essa condição pode ser causada por diversos fatores, como envelhecimento natural, exposição a ruídos excessivos, infecções, lesões e outras condições médicas que possam aparecer. Quando o paciente ou pessoas ao seu redor percebem os sinais de problemas auditivos, quer dizer que é a hora de buscar ajuda.

A perda auditiva pode ser classifica como:

  • leve (26-40 dB)
  • moderada (41-70 dB)
  • severa (71-90 dB)
  • profunda (91 dB ou mais)

Leia mais em: 6 Sinais que podem indicar perda de audição

A perda auditiva prejudica a capacidade de uma pessoa de se comunicar e participar da vida cotidiana, realizando suas atividades, participando de conversas, discussões, etc.

Ao receber o diagnóstico de perda auditiva é necessário iniciar o tratamento com aparelhos auditivos, após a orientação do profissional otorrinolaringologista.

Leia mais em: Tenho perda auditiva? Qual exame devo fazer?

O uso de aparelhos auditivos é um tratamento indicado para melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas com algum grau de perda auditiva que não pode ser resolvida por meio de tratamento médico ou cirúrgico.

A perda auditiva leve também precisa de aparelho

O uso de aparelhos auditivos pode transformar a vida do paciente. Tratar a perda auditiva leve com aparelhos auditivos não previne apenas a progressão do diagnóstico, mas melhora a qualidade de vida e mantém a rotina do paciente, sem que a condição o afete.

O uso dos aparelhos auditivos

Usar aparelhos auditivos para tratar a perda auditiva não é apenas uma questão de tratar a audição, mas também de cuidar do bem-estar mental e emocional do paciente diagnosticado.

A perda auditiva não tratada gera um risco maior de isolamento social, depressão, ansiedade entre diversas outras consequências. Então, independentemente do grau da perda auditiva, é importante iniciar o tratamento com o uso de aparelhos auditivos, uma vez que isso ajuda a evitar o agravamento da condição ao longo do tempo.

A perda auditiva causada pelo envelhecimento (presbiacusia) é uma condição que não pode ser curada, mas pode ser amenizada. O tratamento com aparelhos auditivos nos primeiros sinais da perda auditiva torna o tratamento e a adaptação mais eficaz.

O uso de aparelhos proporciona maior segurança ao permitir a detecção de sinais auditivos de alerta, melhorando a compreensão em conversas, contribuindo para o bem-estar emocional, a convivência em ambientes variados e mantendo os relacionamentos pessoais do paciente diagnosticado. O aparelho auditivo em qualquer grau de perda auditiva desempenha um papel fundamental em diversos aspectos da vida das pessoas com perda auditiva.

Recebeu indicação de tratamento com aparelho auditivo?

Na Microsom, oferecemos um programa de acompanhamento único a todos os pacientes. Você não paga por nenhuma consulta após a compra do aparelho auditivo. Juntos, trabalhamos para que você possa ter o prazer em voltar a ouvir os sons da vida.
Entre em contato conosco através do WhatsApp e agenda uma avaliação para conhecer nossos aparelhos e suas tecnologias.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.

Grupo Microsom SAC

Olá! Posso ajudá-lo(a)? Informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)

bitrix