Tinnitus (zumbido): entenda o que é e como tratar

Blog-22-fevereiro-Tinnitus-zumbido entenda o que e e como tratar

Conhecido como acufeno, tinido ou tinnitus, o zumbido é um problema geralmente associado à perda auditiva, e pode possuir diversas causas, entre elas a exposição a ruídos extremos.

O tinnitus surge como um som incômodo dentro do ouvido, e pode se assemelhar a um ruído agudo, uma abelha ou um chiado, que ocorre quando o ouvido passa a identificar impulsos sonoros sem que estes sejam enviados externamente.

As possíveis causas do Tinnitus:

São muitos os fatores que causam o zumbido. Uma exposição prolongada a ruídos acima de 85 decibéis, por exemplo, pode resultar no problema, como trabalhar em ambientes barulhentos, utilizar fones de ouvido no volume máximo. Há também outros fatores como stress, excesso de cera no ouvido, infecções auriculares, idade avançada e até mesmo diabetes e tumores.

O tinnitus causa incômodos e pode afetar o sono, a concentração e, muitas vezes, o equilíbrio emocional, o que resulta em problemas no convívio com outras pessoas no trabalho, ambientes acadêmicos e no meio familiar. Por se tratar de um problema interno, muitas vezes o indivíduo requer um certo tempo para se adaptar e descobrir que se trata de uma doença que precisa ser tratada.

Como tratar?

É recomendado por especialistas que a ajuda seja procurada o quanto antes a fim de evitar futuros problemas.

Há também a possibilidade de usar aparelho auditivo no tratamento, mas antes é necessária uma bateria de exames para identificar o grau de perda auditiva e o nível do zumbido. Os dois exames mais comuns são a audiometria e acufenometria. É possível também identificar o problema com uma ressonância magnética ou tomografia em busca de um possível tumor na região auricular.

O uso do aparelho auditivo pode trazer uma série de benefícios e soluções para o zumbido, como a redução do stress e da fadiga gerada no esforço para escutar; atenuar o zumbido em relação aos outros sons que são melhores captados pelo aparelho auditivo, como se o ruído do tinnitus fosse mascarado pela amplificação proporcionada pelo aparelho auditivo.

É importante procurar por especialistas realmente capazes de propor uma solução para o problema apresentado.

A Microsom trabalha com profissionais altamente capacitados quando o assunto é solução para problemas auditivos.

Se houver qualquer dúvida acerca do problema, tal como os tratamentos com aparelhos auditivos e sobre consultar o especialista certo, envie-nos uma mensagem.

Se você gostou, compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

8 respostas

  1. Sempre escuto um som como se fosse grilos , sendo que não é , basta ficar no quarto onde não há barulho algum e escuto este cantarelado de grilos !
    Não sei o que é !!!!

  2. Prezado Lucivan,
    Obrigado pela sua mensagem e interesse.
    Para realmente definir qual a causa é muito importante procurar por um médico otorrinolaringologista para que ele avalie os sintomas e realize uma avaliação adequada da sua audição, e então, possa orientar e prescrever tratamento adequado caso haja necessidade. Caso seja constatado realmente a necessidade de um dispositivo para amenizar seu problema, temos várias soluções que podem ser acompanhadas com um dos nossos fonoaudiólogos.

    Espero ter ajudado!
    De qualquer forma, estamos à disposição.

  3. Eu escuto um barulho como batimento cardíaco dentro do ouvido esquerdo.
    O médico passou antibiótico e constatou ter líquido no ouvido.
    É insuportavel, e todo o tratamento parece não fazer efeito.
    Estou em tempo de fazer uma loucura.
    Minha pressão está alta e até meus medicamentos tiveram que ser trocados.
    Por favor me dêem um retorno se souberem uma solução pra isto.
    Obrigada. Aguardo retorno.

  4. Prezada Terezinha,
    Obrigado por dividir conosco seu relato.

    Sabemos o quanto a sensação de zumbido pode ser incômoda e prejudicar nossa qualidade de vida.

    Você está no caminho certo, que é consultar um médico para uma avaliação e diagnóstico correto de seu problema.
    Não existe uma resposta única para o tratamento do zumbido, as opções de tratamento devem ser personalizadas e direcionadas às causas identificadas na investigação.
    Para tentar diminuir os sintomas, alguns médicos têm como conduta recomendar mudanças nos hábitos alimentares, uso de medicamentos, terapias sonoras, adaptação de aparelhos auditivos, fisioterapia/quiropraxia/osteopatia, psicoterapia, entre outros tratamentos.

    Caso o seu médico recomende o uso de aparelhos auditivos, podemos ajuda-la com o atendimento de nossas fonoaudiólogas em nossos centros auditivos. Elas estarão a sua disposição para apresentar nossas soluções.

    Esperamos ter ajudado.

  5. Caros, tenho uma situação curioso. Quando ligo o forno do meu fogão, em 220 graus, algumas pessoas ouvem um zumbido, um zunido agudo e alto e outros não, como eu. Não ouço nada. Isso pode indicar exatamente o que? Que essas pessoas que ouvem o zumbido podem ter algum problema ou o contrário, eu que não ouço nada?
    Um mistério para todos nós!

  6. Prezado Gilson,

    Obrigado por entrar em contato com o Grupo Microsom.

    Infelizmente não podemos opinar sobre o equipamento utilizado.
    Nossa recomendação é: ao suspeitar de qualquer alteração auditiva, procurar um médico otorrinolaringologista de sua confiança.

    Atenciosamente,
    Grupo Microsom

  7. Tive uma inflamação no ouvido e após isto um som alto agudo e incessante tomou conta do meu cérebro.ja fiz audiometria e tratamento médico.nada funciona.se eu usar aparelho recupera a audição que está diminuída e some o zumbido?fazem 3o dias que começou.estou enlouquecendo.

  8. Prezado Rinaldo,
    Obrigado por dividir conosco seu relato.
    Sabemos o quanto a sensação de zumbido pode ser incômoda e prejudicar nossa qualidade de vida.

    Não existe uma resposta única para o tratamento do zumbido, as opções de tratamento devem ser personalizadas e direcionadas às causas identificadas na investigação.
    Para tentar diminuir os sintomas, alguns médicos têm como conduta recomendar mudanças nos hábitos alimentares, uso de medicamentos, terapias sonoras, adaptação de aparelhos auditivos, fisioterapia/quiropraxia/osteopatia, psicoterapia, entre outros tratamentos.

    Caso o seu médico recomende o uso de aparelhos auditivos, podemos ajudá-lo com o atendimento de nossos fonoaudiólogas em nossos centros auditivos, que estarão à sua disposição para apresentar nossas soluções.

    Atenciosamente,
    Grupo Microsom

Os comentários estão desabilitados.

PRONTO PARA VIVER MELHOR?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente ou em nossos canais de comunição abaixo.

ENTRE EM CONTATO

 0800 011 64 91

ligação gratuita

Acompanhe nossas redes sociais

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

× WhatsApp Atendimento Available from 08:30 to 17:30