Cuidados com o aparelho auditivo

Assim como o celular ou qualquer outro equipamento eletrônico, os aparelhos auditivos exigem alguns cuidados para garantir máxima durabilidade e desempenho correto durante a vida útil. Inclusive existem no mercado acessórios específicos para limpeza e manutenção do seu aparelho auditivo, que ajudam seu dispositivo a funcionar melhor e por mais tempo.
Veja abaixo como algumas medidas simples podem ajudar na conservação do seu aparelho, evitando que ele seja danificado, perdido ou ainda, que a qualidade de seu desempenho fique comprometida:

1) Proteja o aparelho do calor
Nunca deixe o aparelho auditivo guardado em locais muito quentes, ou exposto ao sol, pois o calor extremo danifica o equipamento. Mantenha-o sempre em um local seco e fresco.

2) Mantenha o aparelho seco
Água e umidade não combinam com aparelho auditivo. Retire o aparelho para tomar banho e para nadar, e evite coloca-lo com os cabelos molhados. Quando não estiver utilizando o aparelho, certifique-se de guarda-lo em um local seco – não é aconselhável deixa-lo no banheiro, por exemplo. Hoje existem no mercado desumidificadores elétricos portáteis que são práticos inclusive para uso em viagens. Assim você mantém seu aparelho sempre protegido e livre da umidade.

3) Limpe o aparelho diariamente
Não é só uma questão de higiene: limpar o aparelho auditivo diariamente garante melhor funcionamento e conservação, pois a cera e a umidade acumulada podem danificar o aparelho ou prejudicar seu desempenho. A limpeza deve ser feita com um pano seco ou com uma escovinha própria. Jamais utilize água, álcool ou outros produtos de limpeza. Converse com seu profissional da audição sobre como realizar a limpeza correta de cada modelo de aparelho auditivo.

4) Tenha cautela no uso de produtos de beleza

O contato com alguns tipos de produtos de beleza, como sprays de cabelo e loções em geral, pode danificar seu aparelho auditivo. Tenha sempre muito cuidado ao utilizar produtos de beleza e maquiagens, evitando contato com seu aparelho. Lave e seque bem as mãos sempre que for manusear o dispositivo.

5) Coloque identificação
Inúmeros aparelhos auditivos são encontrados diariamente em ônibus, metrôs e outros ambientes públicos. Para não perder seu dispositivo – ou ao menos garantir que ele possa ser devolvido, se encontrado – coloque uma identificação, com detalhes de como entrar em contato.

6) Guarde em um local seguro
Mantenha seu aparelho sempre em local seguro, onde não haja risco de queda, e que seja inacessível a crianças e animais de estimação. Também é recomendável somente colocar e remover o aparelho sobre uma superfície macia, como cama ou sofá. Assim, se houver uma queda acidental, as chances de seu aparelho sofrer algum dano serão menores.

7) Cuide das baterias
Baterias carregadas garantem desempenho máximo do aparelho. Lembre se de carregar as baterias, e tenha sempre em mãos baterias reservas, para qualquer eventualidade. Quando não estiver utilizando o aparelho, é recomendável remover as baterias.

8) Só realize manutenção com profissionais especializados
Caso seu aparelho apresente algum problema, não tente repará-lo por conta própria. Consulte sempre um profissional especializado.

Converse com seu otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo para tirar dúvidas sobre como manusear seu aparelho auditivo. Assim você aproveitará melhor seu equipamento e evitará transtornos desnecessários.

01/02/2019