Feriados e reuniões familiares

Comemorações, feriados e reuniões familiares se apresentam como algo desafiador para uma pessoa com deficiência auditiva. É também nessas ocasiões em que os parentes percebem que alguém próximo pode estar com esse problema.

As famílias encontram-se nessas ocasiões para comemorar aniversários e datas importantes. E há frequentemente muitas pessoas conversando ao mesmo tempo, resultando em bastante ruído de fundo. Para uma pessoa com deficiência auditiva isso pode dificultar na conversação, e ao mesmo tempo, elas sentem-se sempre cansadas, uma vez que precisam usar muita energia na tentativa de acompanhar a conversa dos outros. Deficiência auditiva relacionada à idade desenvolve-se gradualmente e de modo que a pessoa que experimenta não percebe que sua audição está piorando. Para as pessoas com 60 ou 70 anos de idade é normal que a audição piora, uma vez que isso faz parte da idade.

Sinais a serem observados

São em eventos como esses que os familiares percebem que os pais, avós e tios apresentam deficiência auditiva. Se você observar que a pessoa não está realmente seguindo uma conversa, ou não está entendendo o que está sendo dito, que está se retirando do grupo, e apresenta-se distante e cansada, isso pode ser um sinal de deficiência auditiva. Problemas auditivos podem se apresentar quando a pessoa tem dificuldade para entender o que as crianças ou as mulheres falam. A voz de crianças e mulheres são, normalmente, mais elevada do que a dos homens, e uma pessoa com deficiência auditiva relacionada à idade terá esses tons afetados.

Como ajudar

Parece ser uma boa ideia confrontar, imediatamente, a pessoa sobre o problema auditivo em público. No entanto, não é recomendável fazer isso. É melhor esperar o momento em que você esteja só com ela numa ocasião mais tranquila. E aí poderá ser falado de um modo mais amigável e cuidadoso sobre o que você tem observado, e mostrar que ela pode estar com deficiência auditiva. Você deve explicar para ela que isso pode ser muito comum, especialmente se a pessoa é idosa, e sugerir que faça um teste auditivo com um profissional da área de audiologia. Se o teste acusar que ela realmente tem deficiência, o uso de aparelhos auditivos modernos podem melhorar sua audição, e uma boa audição pode melhorar a qualidade de vida.

Fonte: https://www.hear-it.org/pt/feriados-e-reunioes-familiares



22/02/2019