Folia sem danos

Blog-1-março-Folia-sem-danos

Saiba como proteger seu ouvido no carnaval

Já começou o carnaval, época de festas, blocos de rua e desfiles de escola de samba. Há muitas opções de diversão. Um problema comum a todas as formas de folia, porém, é que é quase impossível escapar do som alto – e isso pode causar sérios problemas para a audição.

A exposição a ruídos muito altos pode causar danos ao ouvido e perda auditiva momentânea ou permanente. Estudos sugerem que cerca de 24% da população tem perda auditiva em ambos os ouvidos causada por exposição a ruídos altos, o que também é conhecido como trauma sonoro agudo. Nesse tipo de trauma, as células sensoriais auditivas, responsáveis pela captação de sons de alta frequência, são danificadas. O dano pode ser permanente ou temporário, dependendo da altura do som a que a pessoa foi exposta, do período de exposição, da pré-disposição de cada um, e de danos auditivos anteriores. Alguns dos sintomas de que o ruído alto prejudicou as células auditivas são: sensação de som abafado, ouvido entupido, audição diminuída e zumbidos.

Para se ter uma ideia, o ouvido suporta sem risco de danos sons até 80 decibéis (Db). Acima desse valor, já há risco de perda de audição, então é necessário colocar um limite no tempo de exposição. Considera-se um volume de 85 dB suportável por até oito horas consecutivas. Para cada cinco decibéis além disso, o limite cai pela metade. Estima-se que o som próximo às caixas de som de um trio elétrico seja acima de 115 dB, o que pode trazer danos irreversíveis ao ouvido.

É difícil lembrar de proteger a audição durante o carnaval, mas algumas medidas simples podem ajudar a aproveitar a festança sem prejudicar sua audição:

  • Mantenha-se o mais afastado possível das fontes de ruído: caixas de som, baterias de carnaval etc.
  • Faça pausas, afastando-se do barulho por alguns minutos, a cada intervalo de 15 minutos;
  • Use um protetor auricular. Protetores auriculares discretos ou coloridos, podem ser comprados em qualquer loja Microsom;
  • Caso note algo de diferente em sua audição após a festança, procure um otorrino imediatamente.

Cuide bem da sua audição para aproveitar com tranquilidade este e muitos outros carnavais!

Boas férias e bom Carnaval!

Se você gostou, compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

PRONTO PARA VIVER MELHOR?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente ou em nossos canais de comunição abaixo.

ENTRE EM CONTATO

 0800 011 64 91

ligação gratuita

Acompanhe nossas redes sociais

× WhatsApp Atendimento Available from 08:30 to 17:30