5 passos de uma avaliação para adquirir aparelhos auditivos

Uma avaliação para adquirir aparelho auditivo é um passo fundamental para iniciar o tratamento da sua audição. Dar este passo pode trazer algumas dúvidas de como funciona atendimento.

Por este motivo listamos os 5 passos de uma avaliação para adquirir aparelhos auditivos:

  1. Avaliação do histórico da audição:

Ao chegar à sua avaliação auditiva, a fonoaudióloga começará fazendo perguntas sobre seu histórico auditivo, procurando entender sua rotina e os lugares que costuma frequentar. A profissional vai questionar sobre o seu problema de audição, como percebeu os sintomas, se foi exposto a ruídos altos ou se tem algum histórico familiar de perda auditiva. Essas informações ajudarão a entender melhor suas necessidades auditivas.

Durante esta avaliação, é provável que a fonoaudióloga realize uma audiometria para uso em consulta, assim conseguirá entender qual tipo de aparelho e adaptação será necessário para iniciar o tratamento auditivo.

  1. Entendendo suas necessidades:

Uma etapa importante da sua primeira avaliação auditiva é a conversa com a fonoaudióloga. Além do seu histórico auditivo, da sua rotina e seus passatempos ela precisa entender quais são as suas necessidades dentro deste tratamento. Se após o diagnóstico de perda auditiva seu estilo de vida mudou e se deseja mantê-lo assim ou retornar as atividades antes do diagnóstico.

  1. Discussão dos resultados e recomendações:

Após entender seu histórico auditivo, sua rotina, e as necessidades dentro deste tratamento, a fonoaudióloga vai apresentar os aparelhos e tecnologias que são mais compatíveis com as informações adquiridas durante a avaliação e com o paciente decidirão qual será o mais adaptável para iniciar o tratamento. Após escolher o aparelho auditivo, ele será ajustado conforme o seu nível de perda de audição.

4. Oportunidade para fazer perguntas:
A avaliação auditiva é o melhor momento para que a fonoaudióloga ajude a sanar todas as suas dúvidas, a profissional lhe acompanhará durante todo o processo. Então sempre que houver dúvidas sobre o tratamento ela estará à disposição.

  1. Realizando o teste com aparelho auditivo:

Assim que o aparelho auditivo for escolhido e ajustado a fonoaudióloga disponibilizará para uns dias de teste, assim conseguirá verificar como será a sua adaptação com o aparelho, participando das conversas com sua família e amigos e realizando atividades do seu dia a dia.

Após os dias de teste, retornará com a fonoaudióloga para relatar como foi esse seu período de adaptação, informando cada detalhe para que a profissional consiga identificar se o aparelho auditivo e o ajuste realmente são eficazes para iniciar o tratamento.

Lembrando que antes de ir para uma avaliação com a fonoaudióloga é necessário procurar inicialmente um atendimento com o profissional otorrinolaringologista.

Leia mais em: Tenho perda auditiva? Qual exame devo fazer?

Foi recomendado o tratamento com aparelhos auditivos? Entre em contato conosco através do WhatsApp e agenda uma avaliação para conhecer nossos aparelhos e suas tecnologias.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.