3 de março – Dia Mundial da Audição

banner-noticias_dia-mundial-audicao_03mar

Você já experimentou a sensação de estar 100% no silêncio?

 

Ou a sensação de ter seus ouvidos tampados? Ou ainda…, passou pela insegurança de ouvir, mas não entender?

Essa sensação foi boa ou ruim?

Foi uma sensação passageira, né?

 

Agora imagine-se estar com sensação de privação auditiva constantemente! Sem opção!

 

Essas são algumas das complicações enfrentadas por um deficiente auditivo.

 

Há um ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que 900 milhões de pessoas em todo mundo poderão vir a ter surdez até o ano de 2050, isso representa quase o dobro da quantidade atual.

 

Sabemos que hoje, cerca de 466 milhões de pessoas no mundo sofrem com algum tipo de dificuldade auditiva, o que representa 6,1% da população mundial.

 

No Brasil, já são quase 10 milhões de deficientes auditivos, segundo as estimativas do Censo Demográfico de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Esse aumento de casos de pessoas com deficiência auditiva adquirida, ao longo da vida, pode ser atribuído ao envelhecimento da população. Além das causas já conhecidas,  como: infecções repetidas de ouvido, trauma, o uso de medicamentos que prejudicam as células do ouvido e a exposição a sons altos.

 

Quanto aos sons de alta intensidade precisamos cuidar do uso de fones de ouvido e estar atentos aos ruídos dos shows, do barulho do trânsito, da plataforma do metrô, dos barulhos de máquinas e ruídos de impacto, como os fogos de artifício.

 

 

A perda de audição afeta as pessoas de várias maneiras, incluindo um grande impacto nas habilidades comunicativas e, também, nas capacidades sociais, na aprendizagem e no trabalho.

 

Consequentemente promove perda de produtividade, perda de independência, maior sensação de solidão, isolamento social, falta de equilíbrio e o aceleramento de doenças como a demência.

 

A prevenção e os cuidados com seus ouvidos poderão evitar tudo isso!

 

Mas para aqueles que foram diagnosticados com algum tipo de deficiência auditiva, a ordem é enfrentar bravamente as adversidades da vida e buscar por informações, orientações, por tratamento e sendo assim buscar por reabilitar essas dificuldades, o quanto antes! Um dos tratamentos mais efetivos é o uso de aparelhos auditivos. Eles poderão recuperar a autoconfiança e ajudar na superação de muitos obstáculos.

 

Portanto previna-se!!!

Cuide da preservação da sua audição!!! Faça o quanto antes um teste auditivo! Os Fonoaudiólogos que trabalham no Grupo Microsom te receberão de braços abertos para passar as orientações necessárias.

 

 

Por Patricia Di Risio
Fonoaudióloga e Gerente de Planejamento

Se você gostou, compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

PRONTO PARA VIVER MELHOR?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente ou em nossos canais de comunição abaixo.

ENTRE EM CONTATO

 0800 011 64 91

ligação gratuita

Acompanhe nossas redes sociais

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

× WhatsApp Atendimento Available from 08:30 to 17:30