Ronco é sinal de alerta para sua saúde?

O ronco é um ruído que ocorre quando a respiração é parcialmente obstruída durante o sono. Essa obstrução dificulta a passagem do ar.

O ronco pode ser considerado um evento normal durante as horas de sono, mas é necessário se atentar caso seja um barulho muito alto, porque pode indicar que algo não está certo com seu corpo. O ronco durante a noite pode significar:

  • Apneia obstrutiva do sono: A apneia do sono é um distúrbio que o fluxo de ar é interrompido repetidamente durante o sono.
  • Alterações corporais: O excesso de peso e as alterações corporais, causando postura de língua inadequada durante a noite ou bloquear o fluxo de ar.
  • Idade: Quanto mais velho, mais amolecida fica a musculatura.
  • Um problema no nariz, boca ou garganta: Problemas nas vias áreas ou um nariz entupido.

O ronco não significa que está dormindo profundamente, ele pode ser também um alerta referente as suas noites de sono que algo não está certo.

Entenda alguns sinais de que seu sono merece atenção:

Intervalos na respiração durante a noite: Os intervalos na respiração pode ser consequência da apneia do sono, já que o fluxo de ar é interrompido.

Despertar muitas vezes durante a noite: Despertar muitas vezes durante o sono pode ser também algo relacionado a apneia do sono, quando o fluxo de ar é interrompido, às vezes desperta a pessoa que está sofrendo com os sintomas.

Cansaço durante o dia: As causas acima têm como consequência um cansaço excessivo durante o dia, já que durante a noite não teve um descanso adequado.

Como investigar sua noite de sono e saber se algo está errado?

É necessário procurar por um profissional da saúde, sendo um otorrinolaringologista, neurologista ou cardiologista. Será solicitado um exame chamado polissonografia, que mede várias funções fisiológicas durante o sono, com este exame o profissional investigará se o diagnóstico é realmente apneia do sono, então recomendará a forma de tratamento mais eficaz.                          

Recomendação de tratamento com CPAP:

O CPAP é um aparelho que fornece um fluxo contínuo de ar sob pressão, evitando que aqueles intervalos de respiração durante a noite aconteçam.

O tratamento com o aparelho ajuda a reduzir os sintomas causados pela apneia do sono, trazendo uma melhora considerável na qualidade de vida do usuário.

Leia mais em: A apneia do sono e o tratamento com CPAP

Antes de iniciar qualquer tratamento é necessário procurar os profissionais responsáveis pelo diagnóstico. A avaliação dele é imprescindível para diagnosticar o problema e identificar o tratamento mais eficaz.

Caso seja recomendado o tratamento com o CPAP, o Grupo Microsom pode ajudar. Entre em contato conosco e agende uma avaliação gratuita com a fisioterapeuta, ela acompanhará seu tratamento com o CPAP.

Fonte:
https://bvsms.saude.gov.br/ronco/
https://aps-repo.bvs.br/aps/quais-as-causas-do-ronco/

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.

Grupo Microsom SAC

Olá! Posso ajudá-lo(a)? Informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)

bitrix