Quando substituir a máscara e os acessórios do CPAP?

banner-blog-quando-substituir-máscara-e-acessorios-cpap

A terapia com pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) pode ser incrivelmente benéfica para aqueles que sofrem com a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS). Normalmente, o CPAP precisa de uma mangueira e uma máscara para que o fluxo de oxigênio permaneça estável e, assim, garantir uma boa noite de sono. Entretanto, as peças do equipamento precisam de manutenções e substituições para a melhor qualidade de sono e saúde.

Especialistas afirmam que quando as peças estão em boas condições, pode influenciar na quantidade de horas que o usuário do CPAP dorme por noite. Por esse motivo, a frequência de substituição da máscara e dos suprimentos do CPAP dependem de alguns fatores: regularidade de uso, rotina de limpeza e se a peça toca ou não no rosto.

Para facilitar, o Grupo Microsom informa uma lista de itens do CPAP que devem ser substituídos e a periodicidade para troca.

  • Máscara: a cada 90 dias.
  • Almofadas e travesseiros: as almofadas nasais e travesseiros a cada 2 semanas e as almofadas de rosto inteiro 1 vez por mês.
  • Filtros: a cada 2 semanas.
  • Tubulação: a cada 3 meses.
  • Touca de fixação: recomendado substituir de 6 em 6 meses.
  • Câmara de umidificação: a cada 6 meses.
  • CPAP: de 3 a 7 anos.

A pele acumula ácidos, óleos e bactérias que podem se esconder no silicone e em outras áreas da máscara, causando irritação na pele, bolhas e vermelhidão, assim como as partes de silicone perdem maciez e flexibilidade. À medida que esse processo ocorre, os usuários de CPAP geralmente notam que precisam apertar constantemente a máscara no rosto para selar as vias de ar pressurizadas, levando à frustração, vazamento e desconforto que prejudica a qualidade do sono. Além disso, a mangueira e a câmara do umidificador, precisam ser trocadas regularmente, pois pode resultar na inalação de materiais tóxicos.

Em caso de dúvidas e para mais orientações, procure a unidade Microsom mais próxima de sua residência.

Se você gostou, compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

PRONTO PARA VIVER MELHOR?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente ou em nossos canais de comunição abaixo.

ENTRE EM CONTATO

 0800 011 64 91

ligação gratuita

Acompanhe nossas redes sociais

Grupo Microsom SAC

Olá, em que posso ajudá-lo(a)? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)