Precisando de incentivo? Sete bons motivos para usar Aparelho Auditivo.

De acordo com um estudo do departamento de saúde dos Estados Unidos (U.S. Department of Health & Human Services), de todas as pessoas que poderiam se beneficiar do uso de aparelhos auditivos (também chamados de aparelhos de amplificação sonora individual, os AASIs), somente 20% os utilizam. Demora no diagnóstico de deficiência auditiva, falta de informação, dificuldades na fase de adaptação e insegurança quanto ao aspecto visual do aparelho são alguns dos motivos da baixa adesão ao equipamento. Mesmo aqueles que já fizeram o investimento inicial e compraram um aparelho auditivo muitas vezes acabam sucumbindo aos receios iniciais e à falta de hábito.

O uso do aparelho auditivo traz inúmeros benefícios à saúde – por exemplo, previne o aparecimento de doenças como depressão, Alzheimer e demência. Pesquisas apontam que o risco de desenvolver demência aumenta 27% a cada dez decibéis perdidos na audição, e o de desenvolver Alzheimer, 20% a cada dez decibéis de perda. Caso você ainda esteja precisando de um empurrãozinho para começar a usar aparelho auditivo, listamos abaixo sete bons motivos para você não adiar mais essa decisão.

Ouvir melhor

A audição é um sentido importante, que nos permite usufruir de diversos prazeres, como ouvir música, apreciar o som ambiente e escutar a voz das pessoas que amamos. Com o uso do aparelho auditivo, você voltará a vivenciar essa dimensão do dia-a-dia.

Faz bem para o cérebro

A audição é um processo que ocorre primordialmente no cérebro e funciona como um exercício, como aprender outra língua e resolver palavras cruzadas. Quando você usa o aparelho auditivo, expõe seu cérebro a sons que ele havia deixado de ouvir. Isso estimula o cérebro e ajuda a mantê-lo saudável.

Mais segurança e independência

O uso de aparelho auditivo possibilita que você ouça melhor o barulho de tráfego, buzinas, alarmes e alertas de emergência, entre outros, trazendo mais segurança e independência para sua vida.

Melhora a vida profissional e social

Conseguir entender o que as pessoas dizem, sem precisar ler lábios ou pedir que repitam, terá um impacto positivo nas suas relações profissionais e sociais. Você conseguirá se comunicar melhor e se sentirá mais confiante para participar de reuniões de trabalhos e eventos, mesmo aqueles com muitos ruídos, como jantares e festas. Conhecer pessoas novas e conversar com elas também deixará de ser motivo de preocupação.

Tecnologia a seu favor

Com os mais diversos modelos e tecnologias disponíveis no mercado, hoje é possível fazer ajustes de configurações do aparelho auditivo por meio de aplicativos e programar o áudio de aparelhos de tv, do telefone e até de microfones em conferências para ser transmitido diretamente para seu aparelho, possibilitando ajustes de som personalizados, de acordo com a sua preferência.

Já existem aparelhos praticamente invisíveis

Se a sua preocupação é o aspecto visual do aparelho auditivo, já existem aparelhos muito discretos, chamados de invisíveis, que são praticamente imperceptíveis ao olhar.

Facilita a vida dos entes queridos

Não são só as pessoas com deficiência auditiva que se beneficiam do uso do aparelho auditivo, mas também seus entes queridos. Sua família e seus amigos ficarão muito mais tranquilos ao saber que você consegue ouvir melhor, e a comunicação fluirá de maneira mais natural, sem que sejam necessários esforços extras da parte deles. 

18/01/2019