perda auditiva e festas - como aproveitar melhor



Perda auditiva e festas. Como aproveitar melhor.

Com as festas de fim de ano se aproximando, muitos de nós podemos organizar ou participar de jantares, festas e outros eventos com amigos e familiares. No meio de toda essa comemoração dos feriados, pode ser fácil esquecer os desafios enfrentados pelas pessoas com perda auditiva. Festas e celebrações são o melhor dessa época, mas para pessoas nessa condição, músicas de Natal, conversas e interação social podem ser desafiadoras ou totalmente frustrantes.

 

 

Veja 5 principais dicas para pessoas que sofrem de perda auditiva aproveitar bem as festas e também para quem recebe pessoas nessa condição.

 

1 – Faça uma revisão de fim de ano em seus aparelhos auditivos. As habilidades auditivas mudam e os recursos dos aparelhos auditivos também. Mesmo que seus aparelhos auditivos pareçam estar funcionando perfeitamente, eles podem estar com algum desajuste.

 

2 – Use seus aparelhos auditivos! Qual a utilidade de aparelhos auditivos se você não usar? Certifique-se de usá-los o maior tempo possível, especialmente em eventos sociais. O uso de aparelhos auditivos permite que seu cérebro conecte sons e melhore a memória de palavras, conversas, piadas, músicas natalinas e muito mais.

 

3 – Planejar com antecedência. Se você for viajar, reserve um tempo para organizar os acessórios – recarregador, baterias, produtos de limpeza, etc. É melhor garantir que você tenha tudo a mão durante a viagem e até para alguns dias extras.

 

4 – Conheça seus limites. Pode ser torturante tentar acompanhar conversas em grandes grupos, especialmente em situações de festas. Ouça a si mesmo e conheça seus limites. Mude ocasionalmente para conversas individuais mais silenciosas ou outros grupos menores. Também pode ser útil posicionar-se de costas contra a parede. Com a parede atrás de você, será possível bloquear parte do ruído de fundo que pode atrapalhar a clareza da sua audição. O esforço para ouvir e entender palavras é cansativo. Pequenos truques ajudam a aliviar a ansiedade da perda auditiva, bem como o seu nível de conforto em situações sociais.

 

5 – Não há problema em pedir ajuda. Se você foi convidado para uma festa de fim de ano, é sinal que o anfitrião se preocupa com você. Nesse caso, é óbvio que a pessoa quer que você se divirta, tendo perda auditiva ou não! Se você se sentir desconfortável com a música alta ou se precisar trocar de lugar na mesa, não tenha vergonha de pedir. A maioria dos anfitriões ficaria feliz em atender a esse pedido, especialmente se ele sentir que está te ajudando a aproveitar a festa.

 

 

E se você for receber pessoas com perda auditiva em sua casa?

 

No caso de convidar uma pessoa com perda auditiva para as festas, experimente essas dicas simples para recebê-la da melhor forma possível. Considere o volume da música. A música é uma ótima maneira de alegrar o ambiente de uma festa, mas para uma pessoa que vive com perda auditiva, a música alta pode tornar as conversas um desafio. Na verdade, mesmo para seus convidados com audição normal, música alta pode dificultar as conversas. Imagine se você tivesse uma perda auditiva? Pessoas com perda auditiva enfrentam desafios no reconhecimento de fala quando há muitos sons de fundo no ambiente. Para facilitar as coisas, mantenha a música em um volume mais baixo. Você também pode considerar posicionar os alto-falantes longe das mesas. Crie várias áreas especiais para conversas em grupo. Se você tem uma sala de estar ou sala onde os convidados se misturam, tente configurar outras áreas para grupos menores. Com um grande círculo cheio de pessoas falando ao mesmo tempo, pode ser cansativo para todas as pessoas, com ou sem perda auditiva acompanhar adequadamente as conversas.

 

Você percebe mudanças na sua audição? Experimente visitar uma unidade Microsom e converse com um especialista.



16/12/2019