Dúvidas mais comuns sobre o Zumbido

O zumbido afeta mais de 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos atualmente. Isso significa que um a cada seis americanos, relatou ter sido afetado por zumbido nos ouvidos. Para passar mais informações a população mundial, uma equipe de audiologistas respondeu a uma lista de perguntas frequentes na esperança de evitar equívocos comuns e aumentar a compreensão dessa percepção auditiva:

  1. Como posso saber se tenho zumbido?
    O zumbido é a sensação de chiado ou assobio nos ouvidos. Os sintomas são diferentes para cada pessoa, alguns podem ouvi-lo apenas quando estão em uma sala silenciosa, enquanto outros ouvem esses sons perturbadores o tempo todo. O zumbido é um sintoma, não um diagnóstico, é muito importante que seja diagnosticado corretamente pelo profissional de saúde auditiva.
  2. Existem medicamentos que podem causar zumbido?
    O zumbido é um efeito colateral potencial de muitos medicamentos, incluindo aspirina, diuréticos, antidepressivos, quimioterápicos e certos antibióticos.
  3. Tenho zumbido – o que devo fazer?
    Infelizmente, não há cura para o zumbido, mas existem tratamentos que o tornam muito mais suportável e proporcionam alívio a muitas pessoas. O protocolo é, na verdade, adaptado para cada pessoa, porque os sintomas de cada pessoa são diferentes.
  4. Se eu tenho zumbido, também tenho perda auditiva?
    O zumbido pode ser o primeiro indicador de algum dano ao sistema auditivo. Em muitos casos, é um sintoma ou efeito colateral da perda auditiva, no entanto, é possível ter zumbido sem perda de audição.
  5. Existem coisas que tornam o zumbido pior?
    Excesso de cafeína, sal, estresse, exposição a ruídos altos e alguns medicamentos, são alguns fatores que contribuem para o aumento do zumbido.
  6. Aparelhos auditivos são minha única opção para o tratamento do zumbido?
    Não. Muitas vezes, é um ótimo ponto de partida, no entanto, existem outros tratamentos disponíveis, como terapia de retreinamento de zumbido ou mudanças na dieta.
  7. O zumbido pode voltar quando tiro o aparelho auditivo?
    Para algumas pessoas, o zumbido volta ao tirar os aparelhos auditivos. Para outras, o zumbido pode não estar tão alto quanto era antes de usarem os aparelhos. É realmente diferente para cada pessoa.

Para um diagnóstico correto e mais informações, certifique-se de consultar um profissional de saúde auditiva.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais:

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.

Grupo Microsom SAC

Olá, em que posso ajudá-lo(a)? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)