Perda auditiva triplica o risco de queda

Um estudo americano mostrou claramente a ligação entre perda auditiva e quedas, especialmente em idosos. Nesse trabalho, Dr. Frank Lin, da Universidade Johns Hopkins e Luigi Ferrucci, do Instituto Nacional do Envelhecimento, utilizaram dados de 2.017 participantes com idades entre 40 e 69 anos que tiveram sua audição testada e responderam a perguntas sobre se haviam caído no ano anterior. Os pesquisadores também testaram a função vestibular, que é responsável pelo nosso equilíbrio.

Os médicos descobriram que pessoas com perda auditiva leve, eram quase três vezes mais propensas a sofrer quedas. A cada aumento (10 decibéis) na perda auditiva, as chances de queda subiram 140%. Dr. Lin, o médico responsável pelo estudo, diz que uma das possíveis explicações para essa ligação, são de que as pessoas que não conseguem ouvir bem, não tem consciência do ambiente geral, tornando mais provável a queda.

“Andar e se equilibrar são coisas que a maioria das pessoas faz automaticamente, mas na verdade exigem muito do cérebro “, diz Dr.Lin. “Se a perda auditiva necessita maior esforço do cérebro, sobra menos recursos para manter o equilíbrio e a caminhada”.

Outro estudo realizado por pesquisadores da Universidade de St. Louis, em Washington, abordou o problema de uma outra forma, mas os resultados confirmam as conclusões do trabalho anterior. Os aparelhos auditivos fizeram uma diferença tão impactante no teste de equilíbrio por exemplo, que os participantes que usavam aparelhos conseguiram manter o equilíbrio pelo dobro do tempo dos que estavam sem o dispositivo.

As quedas são a principal causa de morte acidental em adultos acima de 65 anos; de acordo com dados nos EUA, 20.000 idosos morreram de ferimentos causados ​​pela queda em 2009. No mesmo período, houve 2,2 milhões de ferimentos não fatais causados ​​por quedas e os custos médicos desses tratamentos são altíssimos.

Como os aparelhos auditivos podem ajudar a diminuir o problema de quedas, teste sua adição anualmente. Procure uma das lojas Microsom e receba orientação gratuita.

Fonte: https://www.hopkinsmedicine.org/profiles/results/directory/profile/8389751/frank-lin

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.