Curiosidades sobre o sistema auditivo

O ouvido humano é um aparelho complexo, mas a medicina encontrou meios de estudar o seu funcionamento, possibilitando a criação dos aparelhos auditivos que a Microsom dispõe hoje em seu catálogo.
Por isso, à título de curiosidade, listamos aqui algumas características do ouvido humano.

1) Cotonete limpa o ouvido?
Além de não limpar, ajuda a empurrar a cera para dentro do canal auditivo, podendo formar tampão de cerúmen. A limpeza dever ser feita com toalha até onde ela alcança, e a cera sairá naturalmente. Se necessária, a remoção deverá ser feita exclusivamente no consultório, pelo seu otorrinolaringologista.

2) Fones de ouvido:
Um estudo divulgado recentemente na revista médica Journal of the American Medical Association revelou que um em cada cinco adolescentes norte-americanos sofre de perda precoce de audição. Entre as possíveis causas está o hábito de ouvir música em volume cada vez mais alto. As estruturas responsáveis pela audição são muito especializadas e delicadas para a potência dos tocadores de MP3 atuais.
Eles podem atingir uma intensidade sonora de até 120 decibéis no volume máximo, equivalente a uma turbina de avião na decolagem.

3) O cerume:
A (popular) cera não é sujeira, mas sim parte de um importante mecanismo de defesa do canal do ouvido contra infecções bacterianas e fúngicas. O Brasil é um dos campeões mundiais na incidência de perda auditiva ocupacional induzida pelo ruído. O ouvido humano detecta sons de 20 a 20 mil Hertz, ou seja, desde o mínimo barulho de um pernilongo até o som de um avião a jato.

4) Tirando água e cera das orelhas:
É bastante comum o uso de diferentes produtos e métodos para drenar água da orelha ou remover a cera que, vale lembrar, é formada somente na porção inicial do canal auditivo e, quando empurrada com cotonetes ou outros objetos, pode aderir ao tímpano, provocando desconforto, dor, infecções e até mesmo surdez. As orelhas são órgãos muito sensíveis e a aplicação de quaisquer substâncias e instrumentos não apropriados ou sem prescrição médica pode causar sérios danos, muitos deles irreversíveis. Portanto, jamais utilize qualquer produto ou método alternativo para limpar os canais auditivos sem a supervisão de um médico otorrinolaringologista. Só ele pode avaliar o estado de suas orelhas e decidir pelo processo de remoção mais adequado ao seu caso.

5) O estribo, um dos ossículos internos do ouvido, mede cerca de 2,5/3 cm:
• O tímpano é mais ou menos do tamanho da unha do dedo mínimo.
• No percurso do tímpano ao estribo, a pressão da onda sonora é aumentada 20 vezes, de modo a estimular as células ciliares situadas no caracol.

6) O zumbido:
É um som que não está ao nosso redor mas dentro de nós (dentro da via auditiva). Pode ser percebido no(s) ouvido(s) ou na cabeça e pode ter uma única ou múltiplas causas. O zumbido não é uma doença, mas um sintoma, uma percepção auditiva fantasma cuja intensidade é impossível de ser mensurada.
O barulho (zumbido) pode ser referido como um chiado, apito, barulho de chuveiro, de cachoeira, de concha, de cigarra, do escape da panela de pressão, de campainha, do esvoaçar de um inseto, de pulsação do coração, etc. Pode ser de forma contínua ou intermitente, mono ou politonal.

7) Cerca de 17% da população mundial tem zumbido:
A maioria relata o zumbido apenas como um incomodo, outros dizem que certas funções como o sono e a concentração estão prejudicadas. Em sua forma severa, que corresponde a cerca de 20% dos casos o zumbido causa sofrimento. É a queixa principal e frequentemente dramática na consulta médica. Em geral são pessoas acometidas também por outros transtornos, principalmente os de natureza psiquiátrica. O grau de desconforto, intolerância ou incapacidade quase sempre não estão relacionados com o grau de intensidade do zumbido. Os transtornos de humor (depressão, distimia) e ansiedade, frequentemente presentes, exercem fortes influências no agravamento do sintoma zumbido.

A Microsom é referência quando se fala em aparelhos e acessórios auditivos.
Acesse nosso site, conheça nossos produtos e, se necessário, consulte os nossos especialistas.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.