janeiro branco e atividade fisica



ATIVIDADE FÍSICA – a CHAVE para a Saúde e Longevidade

Existem bordões como “um corpo em movimento permanece em movimento” ou “coma bem e faça exercícios” que todos ouvimos ao longo da vida. Mas cada vez mais pesquisas estão provando que esses ditados não são apenas sabedoria popular. Os benefícios da atividade física e exercícios mentais podem ter um efeito impactante na saúde e no bem-estar de todos, principalmente dos idosos. Desde reduzir a dor da artrite até afastar a demência, permanecer fisicamente e mentalmente ativo pode mudar sua vida.

 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA?

 

Os idosos que se exercitam e permanecem mentalmente ativos experimentam alguns benefícios surpreendentes, incluindo: risco reduzido de doença cardiovascular, diabetes tipo 2 e alguns tipos de câncer. Em alguns aspectos, os benefícios são mais importantes para este grupo do que para os adultos mais jovens. Seu ente querido não precisa começar com 300 minutos de atividade física para receber alguns benefícios à saúde. Incentive-os a tentar 10 minutos de caminhada ou exercícios três vezes ao dia e aumente o nível de condicionamento físico. Peça ao seu familiar que consulte o médico antes de iniciar uma nova atividade desse tipo.

 

Benefícios diretos da atividade física:

– Previne lesões

– Melhora a saúde mental

– Alivia a artrite

– Melhora a qualidade de vida

– Promove uma melhora na saúde óssea

– Melhora o sono

 

COMO AS ATIVIDADES DE SAÚDE MENTAL MELHORAM O BEM-ESTAR

 

O declínio mental é uma parte normal do processo de envelhecimento. A estimulação mental regular pode melhorar as tarefas diárias e reduzir o risco ou atrasar o aparecimento de comprometimento da memória. Atividades mentais, como leitura, jogos ou discussões em grupo, são suficientes para atrasar o início da demência em idosos. Incentive seu membro da família a buscar continuamente novas atividades mentais; ao fazer isso, eles exercitarão seu cérebro além de suas atividades regulares e criarão mais reserva cognitiva.

 

Algumas sugestões que costumam ajudar na saúde mental:

– Cuidar da audição

– Valorizar o convívio social

– Praticar jardinagem

– Ler

– Dança de salão

– Artes marciais

– Escrever um diário

– Praticar Yoga

– Jogar Xadrez

– Cozinhar

 

Nunca é tarde para começar. A atividade física e mental, aumenta a energia geral, melhora a memória, o sono à noite, e tudo isso contribui para aprimorar o humor e a autoestima.

 

E assim encerramos nossa campanha de #JaneiroBranco, com o vídeo que foi disposto em nossos centros auditivos:

 

 



31/01/2020