Benefícios de uma boa noite de sono para a saúde

banner-blog-beneficios-do-sono-para-saude

O sono desempenha um papel essencial em nossa saúde geral, embora como exatamente ele o faz ainda não seja completamente compreendido. O fato de estarmos dormindo por um terço de nossas vidas enfatiza o quão importante o sono como ferramenta restauradora permaneceu durante nossa evolução.

Durante a noite, há muitos processos corporais que ajudam a restaurar o corpo e a mente na preparação para o dia seguinte. A recomendação é que os adultos devem dormir entre 7 e 9 horas todas as noites para otimizar sua recuperação. No entanto, distúrbios como a apneia do sono podem resultar em longos períodos de privação de sono.

As pessoas que sofrem de apneia obstrutiva do sono frequentemente acordam durante a noite à medida que o cérebro reage às dificuldades respiratórias causadas por um estreitamento das vias aéreas superiores. Essa síndrome não permite que o corpo tenha as horas necessárias de descanso que necessita.

O sono tem uma série de propósitos biológicos, um deles envolve como nosso cérebro reorganiza os neurônios dentro dele. Os pesquisadores teorizam que dormir ajuda o cérebro a se limpar das atividades de um dia, antes de reiniciar e se preparar para o dia seguinte.

Os estudos dessa teoria se concentraram no sistema glifático, o sistema de eliminação de resíduos do cérebro. As células geram resíduos ao longo do dia enquanto desempenham funções normais. Os pesquisadores testaram, com ratos de laboratório, a teoria de que o cérebro poderia limpar os resíduos e ainda processar informações sensoriais ao mesmo tempo. Eles descobriram que grandes quantidades de líquido cefalorraquidiano passaram pelo cérebro enquanto os ratos dormiam, e consideravelmente menos quando estavam acordados. Eles também notaram que os canais entre as células aumentaram 60% de tamanho quando os ratos dormiam, permitindo que mais fluido passasse.

As implicações desta pesquisa podem ser significativas e enfatizar mais uma vez a importância de bons padrões de sono para a nossa saúde. Ao compreender melhor como o sistema glifático limpa os resíduos, os pesquisadores esperam beneficiar os estudos de doenças neurológicas como o mal de Alzheimer.

A esperança é compreender e fazer com que este sistema de eliminação de resíduos funcione de forma mais eficiente, ele pode ajudar a desempenhar um papel no combate a condições como o Alzheimer.

Essa capacidade de eliminação de resíduos é apenas uma das medidas restaurativas que os pesquisadores suspeitam que o corpo sofre quando estamos dormindo. A teoria restaurativa sugere que o corpo precisa de descanso suficiente para reparar as células e permitir que cresçam novamente. A reparação muscular, a síntese de proteínas e o crescimento do tecido são exemplos de medidas restauradoras durante o sono, que os defensores da teoria restaurativa apontam como evidências desse processo.

Da mesma forma, o sistema imunológico depende de um padrão de sono regular e consistente. Quando estamos cansados ​​e esgotados, muitas vezes parece que os momentos em que corremos mais risco de adoecer. Quando estamos dormindo, o corpo produz proteínas que ajudam a combater infecções e inflamações, além de produzir anticorpos que atacam bactérias e germes nocivos. Dormir de 7 a 9 horas consistentemente todas as noites ajuda a produzir proteínas e anticorpos para evitar doenças.

Outra área que pode se beneficiar enquanto estamos dormindo é o controle de peso. Durante o sono, os hormônios que afetam seus níveis de fome, como a grelina, são reduzidos, pois você gasta menos energia. Quando não tem o período de sono suficiente, os níveis de grelina aumentam e, consequentemente, causa a fome – aumentando o risco de engordar.

Os padrões de sono saudáveis ​​também podem diminuir o risco de resistência à insulina, mantendo as células do corpo saudáveis. Absorver a glicose é mais fácil se as células são saudáveis, reduzindo a chance de resistência à insulina e os níveis elevados de glicose no sangue resultantes que podem levar ao diabetes tipo 2.

Quando não estamos dormindo adequadamente e não obtemos as horas de descanso que sabemos que precisamos, podemos notar alguns problemas surgindo, como foco e níveis de concentração deficientes, irritabilidade, problemas de memória, fadiga geral, pressão alta, problemas cardíacos, diabetes, entre outros.

Lidar com quaisquer problemas de sono pode ajudar a reduzir o risco de consequências graves para a saúde e melhorar o bem-estar emocional, pois enquanto estamos dormindo, nosso cérebro também aumenta sua atividade de maneiras que ajudam a regular as emoções.

Portanto, ter uma boa rotina de sono de 7 a 9 horas todas as noites como um adulto pode beneficiar muitos aspectos diferentes de nosso bem-estar físico e mental.

Pessoas que sofrem de apnéia do sono provavelmente não receberão as horas de descanso restaurador de que precisam todas as noites. O diagnóstico de apneia obstrutiva do sono é fundamental, pois os sintomas podem ser reduzidos com o tratamento.

Somente com o tratamento as frequentes interrupções noturnas podem ser evitadas, permitindo dormir horas sem perturbações. Isso pode finalmente permitir que o corpo, incluindo nosso cérebro, execute as funções importantes necessárias para reparar o corpo e a mente das atividades do dia.

Em última análise, problemas de sono podem levar à mortalidade precoce e qualquer pessoa que sofra de problemas de sono deve consultar seu médico para entender melhor a causa subjacente.

Se você gostou, compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

PRONTO PARA VIVER MELHOR?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente ou em nossos canais de comunição abaixo.

ENTRE EM CONTATO

 0800 011 64 91

ligação gratuita

Acompanhe nossas redes sociais

Grupo Microsom SAC

Olá, em que posso ajudá-lo(a)? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)