4 filmes que abordam a perda auditiva

A perda auditiva é um tema que pode ser abordado de diversas maneiras no cinema, novelas, documentários e filmes, assim podemos observar as vivências, as experiências e desafios enfrentados por pessoas que lidam com a perda auditiva.

Nesta lista citamos quatro filmes que abordam sobre uma perspectiva única a perda auditiva, tanto os personagens diagnosticados com a condição quanto as pessoas ao seu redor, seus desafios e a capacidade superar os obstáculos.

The Silent Child

(Imagem de divulgação do filme “The Silent Child”, produzido pela “Slick Films”)

O curta-metragem aborda a história de Libby, uma criança diagnosticada com perda auditiva e sua dificuldade para se comunicar no seu dia a dia, em um mundo que muitas vezes não compreende suas necessidades.

Destacando a importância da linguagem de sinais e da comunicação visual para crianças com perda auditiva, o filme evidencia os desafios que essas crianças enfrentam na educação e na inclusão social.

Querido Frankie

(Imagem do filme “Querido Frankie”, produzido por Scorpio Films”)

O filme segue a vida de um jovem chamado Frankie, que possui perda auditiva. Sua mãe, para proteger Frankie do trauma de ter um pai ausente, cria uma história fictícia sobre o pai, que está viajando pelo mundo. Mas quando o personagem questiona sobre a verdade, sua mãe toma a decisão de contratar um estranho para se passar pelo pai, durante uma viagem de um dia.

A perda auditiva é abordada como uma parte importante da identidade do personagem Frankie, destacando como ele vive e se comunica como uma pessoa diagnosticada com perda de audição. A condição não é retratada como uma limitação, mas sim como uma característica de sua vida que é aceita e faz parte da sua identidade e convívio familiar.

Audible: Vidas em Jogo

(Imagem do filme “Audible: Vidas em Jogo”, produzido pela Netflix”)

A história gira de alunos que acabaram de perder um amigo próximo. Esses alunos estudam uma escola especial para pessoas diagnosticadas com perda auditiva dos Estados Unidos, se deparam com as dificuldades da vida no dia a dia e como esses obstáculos se apresentam para eles devido ao seu diagnóstico.

O documentário destaca a necessidade de inclusão social e desafia estereótipos, demonstrando que as pessoas diagnosticadas com perda auditiva têm habilidades e talentos.

A voz do silêncio

(Imagem do filme “A voz do silêncio”, produzido pela Kyoto Animation”

A história gira em torno de Shoya Ishida, um jovem que intimidou uma colega diagnosticada com perda auditiva, chamada Shoko Nishimiya, quando estavam na escola primária. Anos depois, Shoya, agora reflexivo e arrependido por suas ações passadas, tenta se redimir e se reconectar com Shoko.

O filme mostra como a perda auditiva faz parte da identidade de Shoko, mas não a limita como indivíduo, destacando a importância de superar preconceitos e estereótipos relacionados a condição, evidenciando como a perda auditiva de Shoko não é um problema para a sua comunicação, mas sim um algo que pode ser superado com esforço e compreensão das pessoas ao seu redor.

Destacando a importância da comunicação, empatia e inclusão, filmes que abordam sobre a perda auditiva oferecem uma oportunidade para compreendermos melhor os desafios e conquistas enfrentados por paciente com o diagnóstico, convidando-nos a valorizar a diversidade humana.

Assim, através destes filmes somos inspirados a ser mais compreensivos e solidários em relação àqueles que vivem com perda auditiva.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.