Primeira Barbie com aparelho auditivo e sua inclusão social

Lançado recentemente pela Mattel, a primeira Barbie com aparelho auditivo, que, juntamente com outros modelos da coleção, visam promover a diversidade e a inclusão social, aumentando a representatividade entre as crianças através dos brinquedos.

Para desenvolver a boneca, a empresa consultou a Dra. Joe Richardson, profissional em audiologia educacional nos EUA. Com anos de experiência na área, a especialista auxiliou os designers no desenvolvimento de um protótipo que imitassem com precisão os aparelhos auditivos.

A vice executiva da marca Mattel e chefe global da Barbie, Lisa McKnight, relata a importância da representatividade para as crianças em um comunicado:

“É importante que as crianças se vejam refletidas no produto e incentivem a brincadeira com bonecas que não se parecem com elas para ajudá-las a entender e celebrar a importância da inclusão”, afirmou.

A linha que foi lançada recentemente, foi divulgada e comemorada através da página da empresa.

“Mergulhe na nova Barbie Fashion Dolls, nossa linha de bonecas mais diversificada e inclusiva, oferecendo uma variedade de tons de pele, cores de olhos, cores e texturas de cabelo, tipos de corpo, deficiências e modas, para inspirar ainda mais histórias”, diz a postagem da sua página do Twitter (https://twitter.com/Barbie).

Foto divulgação Barbie

Outra coleção da mesma empresa, a coleção American Girl, lança todo ano a “Garota do Ano”. E em 2020, foi escolhida como inspiração a esportista Joss Kendrick, uma menina que nasceu com perda auditiva, pratica surfe e é líder de torcida.

A boneca acompanha um livro que conta a sua história.

Foto: Youtube / @agoverseasfan

Alguns brinquedos podem influenciar a criança na sua perspectiva e empatia sobre o mundo, por isso a importância de disponibilizar brinquedos que apresentem diferentes formas, tamanhos, características entre outras diferenças presentes na nossa realidade, assim elas aprendem a lidar com essa diversidade no seu dia a dia.

Existem muitos brinquedos que desenvolvem essa naturalidade com a diversidade. Atualmente as empresas estão trabalhando melhor nisso, assim como a Mattel, outro exemplo disso é a marca britânica “Makies”, que desenvolveu a campanha “Toy like me” (brinquedo como eu).

A Lego, outra grande empresa do mercado, lançou recentemente uma linha inclusiva, a Braille Bricks, pensadas para pessoas com deficiência visual.  Neste caso, as já famosas peças de blocos de construção que desenvolvem diversas competências e habilidades, possuem números e letras em braile.

Brincar é uma atividade imprescindível e altamente saudável para toda e qualquer criança. Os brinquedos além de ajudarem no desenvolvimento, contribuem para a melhorar a percepção do mundo e noção de realidade.

Além disso, os brinquedos podem auxiliar no processo de inclusão social, despertando a sensibilidade de compreender e acolher a diferença, assim como reforçar a representatividade de todas as diferenças e diversidades que existem entre as pessoas.

Brincar é algo necessário para toda criança, com brincadeiras saudáveis que as estimulam e tem um impacto positivo no seu desenvolvimento.

Os brinquedos ajudam as crianças a enxergarem e entenderem o mundo a sua volta, compreendendo o fato de que “todos somos diferentes, todos somos iguais, todos somos especiais.”

Fontes:

https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/noticia/2022/05/mattel-lanca-primeira-barbie-com-aparelho-auditivo-para-inspirar-ainda-mais-historias-cl330n000001d019iyzwfa78p.html
https://shop.mattel.com/products/barbie-fashionistas-doll-185-hbv19
https://www.querenciaonline.com/noticia/53287/Mattel-lanca-primeira-Barbie-com-aparelho-auditivo
https://www.americangirl.com/collections/girl-of-the-year-joss
https://catracalivre.com.br/cidadania/apos-campanha-na-internet-empresa-lanca-bonecas-com-deficiencia/
https://noctulachannel.com/toy-like-me-lego-brinquedos-com-deficiencias/
https://benji.pt/blogs/blog/os-brinquedos-ajudam-no-processo-de-inclusao-social
https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,mattel-anuncia-lancamento-de-boneca-com-perda-auditiva,70003141898

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais:

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.

Grupo Microsom SAC

Olá, em que posso ajudá-lo(a)? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)