Por que meus ouvidos parecem entupidos?

Compartilhe:

Às vezes é necessário tamparmos os ouvidos, com protetores auriculares, tampões para natação ou até mesmo com os dedos, mas às vezes temos a sensação de ouvido tampado sem nenhuma causa aparente. As causas podem variar de completamente inofensivas (cera de ouvido) a alergias a condições mais preocupantes, como transtorno de ansiedade ou doença de Ménière.

Algumas razões pelas quais nossos ouvidos podem parecer tampados são:

  • Excesso de cera de ouvido: A cera age como um lubrificante e serve como um agente autolimpante natural. Porém, quando ela está acumulada no canal auditivo, pode sua capacidade de ouvir, além de uma possível dor no ouvido.
  • Fluído no ouvido: O acúmulo de líquido atrás do tímpano pode causar a sensação esta sensação de ouvido entupido. Mesmo que essa condição geralmente desapareça por conta própria, pode ser dolorosa. Normalmente, a cera de ouvido serve como uma proteção para que isso não ocorra, mas em algumas situações a água pode ficar presa ao nadar, tomar banho ou em ambientes úmidos.

Para evitar este tipo de situação é recomendando utilizar tampões para natação e durante o banho, assim previne que a água entre do ouvido ao praticar esportes aquáticos, evitando desconforto e infecções por excesso de água no canal auditivo.

  • Pressão sinusal: A inflamação nas cavidades nasais, pode causar inchaço nas trompas de Eustáquio. Quando isso acontece, a conexão entre o ouvido médio e a garganta é fechada, o que pressiona o tímpano, causando aquela sensação de ouvido entupido, dor e perda auditiva. Felizmente, isso é temporário e a audição retorna ao normal assim que a congestão sinusal desaparece.
  • Exposição ao ruído intenso: A exposição a ruídos intensos pode causar a sensação de ouvido tampado. Quando nossa audição é exposta a altos níveis de ruídos ela pode ser prejudicada. Se essa exposição acontece com frequência pode resultar em perda auditiva, que um de seus primeiros sinais é a sensação de ouvido entupido.

Para evitar este tipo de situação é recomendado utilizar os atenuadores de ruídos. Os atenuadores possuem filtros que reduzem a intensidade de sons muito altos que por longos períodos podem causar perda auditiva, e preservando a qualidade original de som da música ou da fala.

  • Gripe ou resfriado: Quando ficamos gripados ou resfriados pode ocorrer uma inflamação nas vias respiratória, incluindo nas cavidades nasais e na garganta, por este motivo, é possível causar uma sensação de ouvido entupido.

Além desses motivos mais comuns, a ansiedade e o estresse podem causar transtornos para audição. É comum após uma situação de pânico ou quando está sob muito estresse, sentir uma pressão no ouvido em seguida da dor. Isso ocorre porque os ouvidos internos são muito sensíveis a mudanças de fluido e sangue. Se seu coração estiver acelerado e a pressão arterial estiver elevada, os ouvidos podem ser afetados rapidamente.

Pessoas com problemas de ouvido interno, como na doença de Meniére, podem sentir o que percebem como “plenitude auricular”, ou seja, um desequilíbrio dos fluidos do ouvido interno. Tontura, zumbido ou perda auditiva, podem estar relacionados a essa condição.

Caso sinta o ouvido tampado com muita frequência, é recomendado buscar atendimento do profissional otorrinolaringologista, para que ele identifique qualquer problema dentro do canal auditivo, verificando o tratamento mais eficaz. A sensação de ouvido tampado é também um sinal de perda auditiva, por este motivo é necessário estar atento aos sintomas.

Leia mais em: 6 Sinais que podem indicar perda de audição

A Microsom trabalha com profissionais altamente capacitados quando o assunto é solução para problemas auditivos.

Se houver qualquer dúvida acerca do tratamento e sobre consultar o especialista certo, pergunte clicando no botão abaixo.

Referência: https://www.healthyhearing.com/report/52879-Why-do-my-ears-feel-clogged

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.