banner-blog-porque-meus-ouvidos-parecem-entupidos

Por que meus ouvidos parecem entupidos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Há momentos em que você tapa os ouvidos de propósito, com protetores auriculares ou até mesmo com os dedos, em outros momentos parecem que seus ouvidos estão entupidos sem um bom motivo. Para essas situações, as causas podem variar de completamente inofensivas (cera de ouvido) a alergias a condições mais preocupantes, como transtorno de ansiedade ou doença de Meniére.

Aqui estão quatro das razões mais comuns pelas quais seus ouvidos podem parecer obstruídos:

  • Excesso de cera de ouvido:
    A cera age como um lubrificante e serve como um agente autolimpante natural. Porém, quando ela está acumulada no canal auditivo, pode sua capacidade de ouvir, além de uma possível dor no ouvido.
  • Fluído no ouvido:
    O acúmulo de líquido atrás do tímpano pode causar a sensação de audição obstruída. Mesmo que essa condição geralmente desapareça por conta própria, pode ser dolorosa. Normalmente, a cera de ouvido serve como uma proteção para que isso não ocorra, mas em algumas situações a água pode ficar presa ao nadar, tomar banho ou em ambientes úmidos.
  • Pressão sinusal:
    A inflamação nas cavidades nasais, pode causar inchaço nas trompas de Eustáquio. Quando isso acontece, a conexão entre o ouvido médio e a garganta é fechada, o que pressiona o tímpano, causando aquela sensação de ouvido entupido – ou pior – dor e perda auditiva. Felizmente, isso é temporário e a audição retorna ao normal assim que a congestão sinusal desaparece.
  • Exposição ao ruído intenso:
    Após um longo período exposto a um som muito alto, pode resultar em perda auditiva em um ou ambos os ouvidos. Normalmente, os sintomas desaparecem em 48 horas, mas é possível se precaver nessas situações usando protetores auditivos e se afastando do ambiente barulhento, quando possível.

 

Além desses motivos mais comuns, a ansiedade e o estresse podem causar transtornos para audição. É comum após uma situação de pânico ou quando está sob muito estresse, sentir uma pressão no ouvido em seguida da dor. Isso ocorre porque os ouvidos internos são muito sensíveis a mudanças de fluido e sangue. Se seu coração estiver acelerado e/ou a pressão arterial estiver elevada, os ouvidos podem ser afetados rapidamente.

Pessoas com problemas de ouvido interno, como na doença de Meniére, podem sentir o que percebem como “plenitude auricular”, ou seja, um desequilíbrio dos fluidos do ouvido interno. Tontura, zumbido ou perda auditiva, podem estar relacionados a essa condição.

Para qualquer dúvida sobre a saúde dos seus ouvidos, é aconselhável e recomendado consultar um profissional de saúde.

 

Referência: https://www.healthyhearing.com/report/52879-Why-do-my-ears-feel-clogged

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.

Grupo Microsom SAC

Olá, em que posso ajudá-lo(a)? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso ;)