Os benefícios do aparelho auditivo para idosos

banner-blog-os-beneficios-do-aparelho-auditivo-para-idosos

Em uma pesquisa sobre a recorrência e o comportamento de idosos quando enfrentam perda de audição, foram revelados dados interessantes e que precisam ser observados.

É comum surgirem problemas de saúde na terceira idade. Alguns são naturais; outros, são recorrentes de alguma doença. A presbiacusia é um exemplo: trata-se do envelhecimento das células auditivas que ocorre, normalmente, após os 60 anos.

O que a maioria das pessoas não sabe é que a presbiacusia, que gera perda auditiva, acarreta em demais problemas que refletem negativamente na vida do idoso; círculos profissionais, sociais e familiares.

“Idosos não usam aparelho auditivo?”

Esta é uma das primeiras perguntas que vêm à cabeça quando pensamos sobre o assunto.

Um estudo feito no Reino Unido revela que poucas pessoas levam este problema a sério. Lá, do total de pessoas com problemas auditivos, apenas 13% fazem uso do aparelho auditivo. E dos que aderiram o uso, apenas 60% ainda mantém o tratamento.

A pesquisa foi apoiada por outro estudo alemão afirmando que apenas uma entre quatro pessoas com problemas de audição usam o aparelho auditivo; 6 entre 10 não usam e nunca procuraram um especialista.

Os impactos na vida do idoso:

Com a audição comprometida, o idoso tem dificuldades em se socializar. Enquanto o problema não é identificado e tratado, pode causar isolamento e sofrimento psicológico; este, por sua vez, leva aos problemas nutritivos, perda da capacidade cognitiva e ao alzheimer.

Por isso, é importante ir em busca de ajuda.

Pensando assim, a Microsom resolveu listar alguns motivos do porquê é importante o uso do aparelho auditivo e o idoso não poder ignorar os problemas quando surgem:

1 – Vida prolongada: um estudo feito pela Oxford Journals, em 2013, revela que idosos com perda auditiva têm uma maior taxa de mortalidade. Com a saúde mental afetada pelo isolamento e a comunicação comprometida, o idoso acaba em mais situações de perigo que uma pessoa com a audição plena.

2 – Menores chances de sofrer Alzheimer: o risco de demência cresce cerca de 27% a cada dez decibéis perdidos.

3 – Melhor qualidade de vida: utilizar o aparelho auditivo permite um melhor relacionamento pessoal, e também previne uma série de problemas que podem afetar a cognição e atrapalhar a vida profissional.

4 – Aparelhos auditivos são adaptáveis: é comum associar o dispositivo assistivo à sensação de incômodo, por exemplo. O que essas pessoas não sabem é que os aparelhos, feitos com tecnologia moderna, se adaptam à forma do ouvido do usuário e não causam o desconforto. Além disso, possuem manuseio prático: alguns funcionam com bluetooth e se conectam aos celulares, por exemplo.

Portanto, se você é idoso, ou conhece algum que enfrente perda auditiva, o melhor a se fazer é procurar ajuda médica e checar se há a necessidade ou a possibilidade de usar aparelho.

Fazendo isso, há a garantia de uma vida melhor, afinal, este é o papel da tecnologia assistiva: auxiliar pessoas que possuem algum tipo de deficiência e inseri-las na vida social com o máximo de normalidade possível.

Quando se fala em aparelho auditivo, a Microsom é uma opção a ser considerada. Oferecemos produtos de qualidade, cuja finalidade é garantir o seu bem estar.

Se você gostou, compartilhe nas redes sociais:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Convênios

PRONTO PARA VIVER MELHOR?

Entre em contato com nossa Central de Atendimento ao Cliente ou em nossos canais de comunição abaixo.

ENTRE EM CONTATO

 0800 011 64 91

ligação gratuita

Acompanhe nossas redes sociais