Tinnitus (zumbido): entenda o que é e como tratar

Conhecido como acufeno, tinido ou tinnitus, o zumbido é um problema geralmente associado à perda auditiva, e pode possuir diversas causas, entre elas a exposição a ruídos extremos.

O tinnitus surge como um som incômodo dentro do ouvido, e pode se assemelhar a um ruído agudo, uma abelha ou um chiado, que ocorre quando o ouvido passa a identificar impulsos sonoros sem que estes sejam enviados externamente.

As possíveis causas do Tinnitus:

São muitos os fatores que causam o zumbido. Uma exposição prolongada a ruídos acima de 85 decibéis, por exemplo, pode resultar no problema, como trabalhar em ambientes barulhentos, utilizar fones de ouvido no volume máximo. Há também outros fatores como stress, excesso de cera no ouvido, infecções auriculares, idade avançada e até mesmo diabetes e tumores.

O tinnitus causa incômodos e pode afetar o sono, a concentração e, muitas vezes, o equilíbrio emocional, o que resulta em problemas no convívio com outras pessoas no trabalho, ambientes acadêmicos e no meio familiar. Por se tratar de um problema interno, muitas vezes o indivíduo requer um certo tempo para se adaptar e descobrir que se trata de uma doença que precisa ser tratada.

Como tratar?

É recomendado por especialistas que a ajuda seja procurada o quanto antes a fim de evitar futuros problemas.

Há também a possibilidade de usar aparelho auditivo no tratamento, mas antes é necessária uma bateria de exames para identificar o grau de perda auditiva e o nível do zumbido. Os dois exames mais comuns são a audiometria e acufenometria. É possível também identificar o problema com uma ressonância magnética ou tomografia em busca de um possível tumor na região auricular.

O uso do aparelho auditivo pode trazer uma série de benefícios e soluções para o zumbido, como a redução do stress e da fadiga gerada no esforço para escutar; atenuar o zumbido em relação aos outros sons que são melhores captados pelo aparelho auditivo, como se o ruído do tinnitus fosse mascarado pela amplificação proporcionada pelo aparelho auditivo.

É importante procurar por especialistas realmente capazes de propor uma solução para o problema apresentado.

A Microsom trabalha com profissionais altamente capacitados quando o assunto é solução para problemas auditivos.

Se houver qualquer dúvida acerca do problema, tal como os tratamentos com aparelhos auditivos e sobre consultar o especialista certo, envie-nos uma mensagem.

 

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.