Ouvir bem: um exercício para o cérebro.

Esse mês, o Grupo Microsom apoia a Campanha Janeiro Branco, dedicada a convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. A Campanha quer estimular a psicoeducação, promovendo a Saúde Mental e combatendo o adoecimento emocional dos indivíduos e instituições por meio de debates, reflexões, etc., que tenham como tema central a Saúde Mental, a Saúde Emocional e a valorização da subjetividade humana.

 

A má audição está diretamente relacionada com o desenvolvimento de problemas de saúde, como declínio cognitivo, demência e depressão. Pesquisas recentes apontam que a perda auditiva aparece como um dos fatores de desenvolvimento de distúrbios do cérebro. A audição é um processo que ocorre primordialmente no cérebro e funciona de forma parecida com outros exercícios mentais, como aprender outras línguas e resolver palavras cruzadas. Tratando a perda auditiva e usando os aparelhos auditivos por períodos prolongados, você expõe seu cérebro a sons que ele havia deixado de ouvir, o que o estimula e ajuda a mantê-lo saudável. O uso do aparelho auditivo pelo máximo de tempo possível e em todas as situações do dia a dia traz inúmeros benefícios à saúde – por exemplo, previne o aparecimento de doenças como depressão, Alzheimer e demência.

 

 

Como saber se estou exercitando meu cérebro o suficiente?

 

O recomendado é que o aparelho auditivo seja utilizado o máximo de horas possíveis, todos os dias, e em todos os tipos de situações, desde ouvir música até participar de eventos sociais. O uso de tecnologias de inteligência artificial no dia a dia tem possibilitado avanços significativos em termos de conforto, saúde e qualidade de vida. Essas novas tecnologias já aparecem num dos aparelhos auditivos mais inovadores lançado nos últimos tempos, o Via AI. Ele é o primeiro aparelho auditivo do mundo a conseguir monitorar as atividades do cérebro e o quanto o usuário exercitou seu sistema cognitivo por meio da audição. O aparelho monitora o tempo de uso, acompanha o tempo gasto em conversas e transmissões de áudio, registrando seu uso em uma variedade de ambientes e situações, como casa, restaurante, ao ar livre ou ouvindo música. Esses dados podem então ser verificados e analisados em outros dispositivos, como o celular, por meio de conexão bluetooth e uso de um aplicativo específico, o Thrive, compatível com os smartphones Android e Apple. O Via AI já está disponível para venda nas lojas Microsom. Consulte o representante e a loja de sua preferência.



07/01/2020