Agende sua Consulta

Escolha o melhor horário e data que você deseja ser atendido.

Os benefícios do aparelho auditivo para idosos

Os benefícios do aparelho auditivo para idosos

Postado por trespontozero em 21/nov/2017 - Sem Comentários

Em uma pesquisa sobre a recorrência e o comportamento de idosos quando enfrentam perda de audição, foram revelados dados interessantes e que precisam ser observados.

É comum surgirem problemas de saúde na terceira idade. Alguns são naturais; outros, são recorrentes de alguma doença. A presbiacusia é um exemplo: trata-se do envelhecimento das células auditivas que ocorre, normalmente, após os 60 anos.

O que a maioria das pessoas não sabe é que a presbiacusia, que gera perda auditiva, acarreta em demais problemas que refletem negativamente na vida do idoso; círculos profissionais, sociais e familiares.

 

“Idosos não usam aparelho auditivo?”

Esta é uma das primeiras perguntas que vêm à cabeça quando pensamos sobre o assunto.

Um estudo feito no Reino Unido revela que poucas pessoas levam este problema a sério. Lá, do total de pessoas com problemas auditivos, apenas 13% fazem uso do aparelho auditivo. E dos que aderiram o uso, apenas 60% ainda mantém o tratamento.

A pesquisa foi apoiada por outro estudo alemão afirmando que apenas uma entre quatro pessoas com problemas de audição usam o aparelho auditivo; 6 entre 10 não usam e nunca procuraram um especialista.

 

Os impactos na vida do idoso:

Com a audição comprometida, o idoso tem dificuldades em se socializar. Enquanto o problema não é identificado e tratado, pode causar isolamento e sofrimento psicológico; este, por sua vez, leva aos problemas nutritivos, perda da capacidade cognitiva e ao alzheimer.

Por isso, é importante ir em busca de ajuda.

Pensando assim, a Microsom resolveu listar alguns motivos do porquê é importante o uso do aparelho auditivo e o idoso não poder ignorar os problemas quando surgem:

1 – Vida prolongada: um estudo feito pela Oxford Journals, em 2013, revela que idosos com perda auditiva têm uma maior taxa de mortalidade. Com a saúde mental afetada pelo isolamento e a comunicação comprometida, o idoso acaba em mais situações de perigo que uma pessoa com a audição plena.

2 – Menores chances de sofrer Alzheimer: o risco de demência cresce cerca de 27% a cada dez decibéis perdidos.

3 – Melhor qualidade de vida: utilizar o aparelho auditivo permite um melhor relacionamento pessoal, e também previne uma série de problemas que podem afetar a cognição e atrapalhar a vida profissional.

4 – Aparelhos auditivos são adaptáveis: é comum associar o dispositivo assistivo à sensação de incômodo, por exemplo. O que essas pessoas não sabem é que os aparelhos, feitos com tecnologia moderna, se adaptam à forma do ouvido do usuário e não causam o desconforto. Além disso, possuem manuseio prático: alguns funcionam com bluetooth e se conectam aos celulares, por exemplo.

 

Portanto, se você é idoso, ou conhece algum que enfrente perda auditiva, o melhor a se fazer é procurar ajuda médica e checar se há a necessidade ou a possibilidade de usar aparelho.

Fazendo isso, há a garantia de uma vida melhor, afinal, este é o papel da tecnologia assistiva: auxiliar pessoas que possuem algum tipo de deficiência e inseri-las na vida social com o máximo de normalidade possível.

Quando se fala em aparelho auditivo, a Microsom é uma opção a ser considerada. Oferecemos produtos de qualidade, cuja finalidade é garantir o seu bem estar.

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Leia Mais microsom

Tópicos recentes

VEJA TAMBÉM:

Nós entramos em contato com você

Receba nossa newsletter

OUTRAS SOLUÇÕES PARA VOCÊ: