Agende sua Consulta

Escolha o melhor horário e data que você deseja ser atendido.

Folia sem danos

Folia sem danos

Postado por MRusso Digital em 01/mar/2019 - Sem Comentários

Saiba como proteger seu ouvido no carnaval

Já começou o carnaval, época de festas, blocos de rua e desfiles de escola de samba. Há muitas opções de diversão. Um problema comum a todas as formas de folia, porém, é que é quase impossível escapar do som alto – e isso pode causar sérios problemas para a audição.

A exposição a ruídos muito altos pode causar danos ao ouvido e perda auditiva momentânea ou permanente. Estudos sugerem que cerca de 24% da população tem perda auditiva em ambos os ouvidos causada por exposição a ruídos altos, o que também é conhecido como trauma sonoro agudo. Nesse tipo de trauma, as células sensoriais auditivas, responsáveis pela captação de sons de alta frequência, são danificadas. O dano pode ser permanente ou temporário, dependendo da altura do som a que a pessoa foi exposta, do período de exposição, da pré-disposição de cada um, e de danos auditivos anteriores. Alguns dos sintomas de que o ruído alto prejudicou as células auditivas são: sensação de som abafado, ouvido entupido, audição diminuída e zumbidos.

Para se ter uma ideia, o ouvido suporta sem risco de danos sons até 80 decibéis (Db). Acima desse valor, já há risco de perda de audição, então é necessário colocar um limite no tempo de exposição. Considera-se um volume de 85 dB suportável por até oito horas consecutivas. Para cada cinco decibéis além disso, o limite cai pela metade. Estima-se que o som próximo às caixas de som de um trio elétrico seja acima de 115 dB, o que pode trazer danos irreversíveis ao ouvido.

É difícil lembrar de proteger a audição durante o carnaval, mas algumas medidas simples podem ajudar a aproveitar a festança sem prejudicar sua audição:

· mantenha-se o mais afastado possível das fontes de ruído: caixas de som, baterias de carnaval etc.

· faça pausas, afastando-se do barulho por alguns minutos, a cada intervalo de 15 minutos;

· use um protetor auricular. Protetores auriculares discretos ou coloridos, podem ser comprados em qualquer loja Microsom;

· caso note algo de diferente em sua audição após a festança, procure um otorrino imediatamente.

Cuide bem da sua audição para aproveitar com tranquilidade este e muitos outros carnavais!

Boas férias e bom Carnaval!

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Leia Mais microsom

Tópicos recentes

VEJA TAMBÉM:

Nós entramos em contato com você

Receba nossa newsletter

OUTRAS SOLUÇÕES PARA VOCÊ: