A perda auditiva em crianças

Alguns fatos importantes para entender a perda auditiva em crianças.

O que é perda auditiva?

A perda auditiva é quando a pessoa diagnosticada reduz ou perde a capacidade de compreender e escutar os sons ao seu redor.

A perda auditiva afeta as crianças de uma forma diferente? Quais são os sinais?

O diagnóstico de perda auditiva acontecer com pessoas de qualquer idade, algumas crianças nascem com esta perda auditiva e outras desenvolvem ao longo do tempo, pode ser por conta de infecções no ouvido, ruído, envelhecimento, efeito colateral de alguma outra doença (como, por exemplo: a caxumba) entre diversos outros fatores. Mas para identificar esses fatores em crianças, o diagnóstico se torna algo mais delicado, já que sua audição está ligada a seu desenvolvimento.

Ao longo dos anos a criança pode apresentar diversos sinais indicando a perda auditiva como:

  • queixar-se constantemente de dor nos ouvidos;
  • sentir dificuldade em escutar e compreender o que outras pessoas falam;
  • não apresentar reações ao escutar barulhos altos; etc.

Existem diversos sinais de que a criança pode apresentar perda auditiva e ao percebê-los é necessário levá-la imediatamente ao profissional para diagnóstico correto.

Quais são as consequências e como afeta a qualidade de vida?

Como mencionado no tópico anterior, a audição é algo que está ligado ao desenvolvimento da criança. Quando a criança não escuta, ela não desenvolve a fala e linguagem, já que não consegue repetir e emitir as palavras e frases que as pessoas ao seu redor falam no dia a dia. Esse atraso no desenvolvimento pode afetar no desempenho escolar, na convivência com os colegas ou com as pessoas da família, algo que pode causar um sentimento de exclusão, tristeza e até deixá-la com sentimentos de raiva.

Como a perda auditiva é tratada em crianças?

Quando a perda auditiva é diagnosticada como irreversível, o profissional otorrinolaringologista geralmente indica o uso de aparelhos auditivos, que será adaptado ao nível de perda de audição da criança. Fora o tratamento com aparelho auditivo, algo que pode ajudar é ela e seus familiares aprenderem a linguagem de sinais, para se tornar um meio de comunicação entre eles e a criança enquanto desenvolve a fala no tratamento.

O que pode ajudar a criança a levar esse tratamento de uma forma que não a assuste?

É importante que o responsável não ignore o medo e apreensão da criança sobre o uso do aparelho, converse com a criança compreendendo este sentimento e procure  tranquilizá-la, uma forma que pode ajudar é procurar livros, desenhos infantis e alguns brinquedos que falam sobre o assunto para que a criança se sinta acolhida.

Assim que for diagnosticada a perda auditiva na criança, inicie o mais brevemente possível os tratamentos, isso ajudará no cuidado e na prevenção de uma perda auditiva mais severa, sempre demonstrando apoio e compreensão a criança.

Foi indicado o uso de aparelho auditivo?

Entre em contato conosco e agende uma avaliação gratuita.

FONTE: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/pediatria/doen%C3%A7as-diversas-da-orelha,-do-nariz-e-da-garganta-em-crian%C3%A7as/defici%C3%AAncia-auditiva-em-crian%C3%A7as

FONTE: https://blog-pt.kinedu.com/medo-infantil/

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais:

Facebook
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Quer tirar dúvida com um de nossos especialistas?

Sua dúvida pode ser de outra pessoa também. Ajude-nos a ajudar mais pessoas. 

Mantenha-se informado!

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo e informações sobre saúde.