Agende sua Consulta

Escolha o melhor horário e data que você deseja ser atendido.

Saiba + sobre apneia

Vivendo com AOS

O diagnóstico de uma nova enfermidade, às vezes, pode ser uma experiência confusa. Saber o máximo possível sobre a enfermidade e seu tratamento pode ajudá-lo a aliviar essa confusão e garantir que você faça as escolhas corretas durante todo o tratamento. Este link é projetado para ajudar os portadores de AOS e seus familiares a compreenderem melhor os procedimentos que acontecerão após o diagnóstico, o que procurar ao escolher um equipamento e como conviver com o tratamento.

Consulta ao Médico

Se a sua primeira noite no laboratório de sono foi uma noite inteira para diagnóstico, você deverá passar outra noite no laboratório. O objetivo da segunda noite é iniciar o tratamento com CPAP e descobrir a pressão exata que mantém as suas vias aéreas abertas. Este processo de descoberta da pressão terapêutica é denominado "Titulação de CPAP". Dependendo do seu médico e dos protocolos dele, você pode receber um CPAP temporário para que você se adapte ao equipamento antes da polissonografia de titulação. Alternativamente, a noite da sua polissonografia de titulação de CPAP pode ser a sua primeira experiência com CPAP (conforme descrito na série 1 das "Informações do Paciente" como um estudo de noite dividida).

Quando a sua pressão de titulação tiver sido determinada, seu médico se reunirá com você, explicará a polissonografia com CPAP e prescreverá o CPAP com a pressão de titulação (algo entre 4 e 20 cmH2O).

Em seguida, seu médico irá encaminhá-lo a um distribuidor de equipamentos médicos para que você compre o seu equipamento. O distribuidor de equipamentos médicos orientará você sobre a importância da realização do tratamento todas as noites e como colocar e limpar o equipamento.

O que considerar ao comprar seu equipamento

O que considerar ao comprar seu equipamentoatamento de CPAP necessita ser realizado sempre que você dorme, para que você experimente os benefícios. Por este motivo, é importante otimizar o conforto do tratamento escolhendo a máscara de melhor ajuste, o equipamento mais apropriado para as suas exigências e qualquer equipamento adicional que possa melhorar o tratamento e ajudá-lo na utilização por toda a noite sem efeitos adversos.

Atualmente, há vários equipamentos de CPAP diferentes e máscaras no mercado. Apesar de isso tornar a escolha difícil, significa que há um equipamento adequado para cada pessoa.

1. Umidificação aquecida

Um umidificador aquecido forma uma unidade com uma câmara de água sobre um prato de aquecimento. O prato de aquecimento tem controle de temperatura que o usuário pode aumentar ou diminuir, conforme desejado. O propósito deste equipamento é aquecer e umidificar o ar do CPAP, antes de fornecê-lo ao usuário. Ao aquecer e umidificar o fluxo de CPAP para nariz ou boca, você pode evitar congestão nasal ou ressecamento da boca/garganta que é causado pelo fluxo de CPAP seco. Pesquisas indicam consistentemente que, ao utilizar a umidificação aquecida e o tratamento com CPAP, os pacientes relatam menor incidência de efeitos colaterais nasais. Pesquisas também demonstram que a utilização de um umidificador aquecido faz com que os pacientes utilizem os seus equipamentos por maior período em cada noite, se comparado com os que não tem umidificação aquecida. Alguns CPAPs são equipados com o umidificador integrado compacto e fácil de utilizar.

Além do umidificador, há alguns equipamentos que possuem circuito aquecido. Essa tecnologia facilita a oferta de vapor de água às vias aéreas do paciente e evita condensação de água, que ocorre em equipamentos dotados de umidificador, sem circuito aquecido

2. Escolha a máscara correta

Atualmente, há uma ampla variedade de máscaras de CPAP disponíveis no mercado. Os três tipos básicos de máscara são a nasal (nariz), a oral (boca) ou a oro-nasa/lfacial (nariz e boca). O tipo de máscara que você escolher deve depender do que achar mais confortável, em relação ao ajuste, design, conforto e classificação do tipo respiratório (boca, nariz ou ambos). Alguns dos efeitos colaterais mais frequentemente relatados em relação às máscaras de CPAP incluem:

Vazamentos da máscara (devido ao movimento da cabeça no travesseiro);
Congestão/ressecamento nasal (provocado pelo ar seco do CPAP);
Lesões cutâneas (na ponte do nariz/parte posterior do pescoço devido à pressão da máscara/atrito com a touca de fixação);
Marcas na testa (devido à pressão da máscara);
Boca/garganta ressecada (causada por vazamento oral, que pode ser oriundo da congestão nasal);
Claustrofobia;

Para evitar a ocorrência desses efeitos colaterais, escolha com cuidado a sua máscara. Os fabricantes estão constantemente melhorando os seus projetos para um melhor ajuste. As pesquisas demonstraram que ao melhorar o conforto da máscara, as pessoas utilizarão os equipamentos por mais tempo, durante a noite, devido a menos efeitos colaterais da máscara.

3. Dicas úteis para a escolha da máscara:

Escolha a máscara baseado na maneira pela qual você respira normalmente, pois isso proporcionará uma melhor adaptação à terapia. Se você respira pelo nariz e pela boca, uma máscara facial permitirá administração mista, durante as alterações de padrão respiratório durante a noite. Se você tiver uma obstrução nasal e dificuldade em respirar pelo nariz, uma máscara facial ou oral é a melhor opção.
Se você tem claustrofobia, uma máscara que forneça um campo de visão livre pode ser melhor, como por exemplo uma máscara nasal direta.
Se você preferir a liberdade de quase nenhuma ou nenhuma touca de fixação, uma máscara nasal direta ou oral pode ser a melhor opção.
Tente desmontar a máscara e montá-la novamente. As pessoas podem considerar algumas máscaras mais difíceis de montar do que outras.

Considerações gerais

  • Em resumo, ao adquirir o seu equipamento, você pode considerar:
  • Quero/necessito de umidificação aquecida?
  • O equipamento é silencioso?
  • Desejo uma unidade compacta para viagens?
  • O CPAP é compatível com alimentação elétrica DC (corrente contínua), caso queira acampar?
  • A unidade tem alimentação elétrica comutada (para uso em diferentes países)?
  • Qual tecnologia adicional o equipamento oferece e como eu me beneficiaria?
  • Como eu respiro? Preciso de uma máscara nasal, nasal direta, facial ou oral?
  • A máscara é confortável?
  • A máscara é fácil de montar?

Permanência na terapia

A AOS é uma condição que afeta as pessoas SEMPRE que elas dormem. Por esse motivo, é importante utilizar o equipamento sempre que dormir. O tratamento com CPAP não deve interferir de modo significativo com o seu estilo de vida e sim fazer parte dele. A maioria dos sistemas de CPAP são compactos e totalmente portáteis para a sua comodidade.

Fundamentalmente, a sua máscara de CPAP ou interface deve se ajustar de modo confortável e com boa vedação. A touca de fixação, máscara e almofada necessitam de lavagens regulares para aumentar a vida útil e prevenir infecções. A máscara deve ser substituída, no mínimo, uma vez ao ano para melhor conforto e higiene. Dependendo da sua política e do país em que mora, o Plano de Saúde pode cobrir a substituição dos itens de consumo (máscara, circuito, câmaras). Entre em contato com o seu profissional de saúde para obter um cronograma de substituição relevante.

Grupos de apoio e vivendo com a AOS

Há grupos de apoio comunitários de AOS para ajudar os pacientes e seus familiares a conviverem com esse distúrbio. Para obter detalhes sobre um grupo de apoio na sua área, entre em contato com o seu laboratório de sono local ou especialista de sono.

VEJA TAMBÉM:

Nós entramos em contato com você

Receba nossa newsletter

OUTRAS SOLUÇÕES PARA VOCÊ: