Agende sua Consulta

Escolha o melhor horário e data que você deseja ser atendido.

Dúvidas

Ao perceber o zumbido, o primeiro passo é procurar um médico Otorrinolaringologista que investigará as possíveis causa, encaminhando para avaliação audiológica.

Atualmente não existe um exame que detecte objetivamente a presença do zumbido mas é possível avaliar as características (intensidade, frequência) por meios de testes específicos que utilizam o relato do paciente. A avaliação da audição é essencial em todos os caso de pacientescom zumbido a fim de detectar a presença ou não se uma perda auditiva associada. Existem questionários, aplicados por fonoaudiólogos, que auxiliam a identificar o impacto do zumbido na qualidade de vida do indivíduo.

O médico otorrinolaringologista, baseado na sua avaliação, procura determinar a provável causa do zumbido. Dependendo da causa é possível tratamento medicamentoso e/ou cirúrgico. Em alguns casos pode ser necessário o encaminhamento para outros profissionais como neurologista, fisioterapeuta, dentista, psicólogo, etc. Quando a causa não foi identificada ou quando o zumbido persistir mesmo após o tratamento, ou ainda nos casos em que não há possibilidade de tratamento medicamentoso, o uso de aparelhos auditivos pode ser recomendado.

A amplificação dos sons ambientais proporcionada pelo aparelho auditivo auxilia a diminuir o contraste entre o som do zumbido e o ambiente sonoro, reduzindo ou eliminando a percepção que o indivíduo tem do seu zumbido. O objetivo deste tratamento é evitar o silêncio e proporcionar enriquecimento sonoro para o paciente. Quando este enriquecimento sonoro não é suficiente para aliviar a sensação do zumbido é possível usar também sons gerados no próprio aparelho auditivo.

Anda assim o uso de aparelhos auditivos pode ser recomendado, porém, sem o uso da amplificação dos sons ambientais. Nestes casos, usamos apenas o som gerado pelo aparelho auditivo. O que posso fazer, no dia a dia, para melhorar o zumbido? Algumas ações podem contribuir no tratamento do zumbido:

• Evitar o silêncio pois este torna o zumbido mais evidente

• Evitar lugares com ruído excessivo pois este também pode piorar a sensação do zumbido para algumas pessoas

• Mudar alguns hábitos como reduzir o consumo de cafeína, álcool, sódio, açúcar e nicotina

• Diminuir o estresse

• Praticar atividade física

• Dormir bem

VEJA TAMBÉM:

Nós entramos em contato com você

Receba nossa newsletter

OUTRAS SOLUÇÕES PARA VOCÊ: